Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45457| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A BNCC e os fundamentos para uma prática pedagógica de heteroglossia e translinguagem na Educação Infantil Bilíngue |
| Autor(es): | Ribeiro, Sabrina Almeida |
| Primeiro Orientador: | Casali, Alípio |
| Resumo: | Esta dissertação objetivou investigar os fundamentos para uma prática pedagógica de heteroglossia e translinguagem na Educação Infantil Bilíngue, a partir de suas referências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC — Brasil, 2018), articulando-a com os aportes teóricos da área, em suas implicações para o Currículo. Com esse escopo, examinou-se a Base Nacional Comum Curricular em suas concepções sobre a Educação Infantil, integralidade e direitos de aprendizagem e, nesse contexto, procurou-se evidenciar como a Educação Infantil é reconhecida enquanto etapa fundante da Educação Básica, distanciando-se de perspectivas assistencialistas e preparatórias. A pesquisa defende uma visão e prática heteroglóssica das línguas, compreendendo-as como repertórios dinâmicos e híbridos, constituídos por múltiplas vozes; por sua vez, a translinguagem é entendida como prática pedagogicamente apropriada, que propicia mobilizar todo o repertório linguístico das crianças para a construção de significados, o que favorece a elaboração da sua identidade pessoal e social. Ademais, foram estudados os impactos dos modelos monoglóssicos e subtrativos, predominantes em muitas escolas, que fragilizam identidades e invisibilizam repertórios familiares, em contraste com os modelos aditivos e interculturais, que ampliam o pertencimento e realizam a justiça curricular. Concluiu-se que uma prática de heteroglossia e translinguagem, na Educação Infantil Bilíngue, pode contribuir para o fortalecimento da agência das crianças, a valorização da diversidade linguística e cultural e o alcance dos direitos de aprendizagem previstos na BNCC, consolidando uma educação mais democrática, inclusiva e decolonial |
| Abstract: | This dissertation aimed to investigate the foundations for a pedagogical practice of heteroglossia and translanguaging in Bilingual Early Childhood Education, based on their references in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC — Brazil, 2018) and articulated with theoretical contributions from the research area, in their implications for the Curriculum. Within this scope, the Base Nacional Comum Curricular was examined in its conceptions of Early Childhood Education, Integrality and learning rights. In this context, the study sought to highlight how Early Childhood Education is recognized as a foundational stage of Basic Education, moving away from assistentialist and preparatory perspectives. The research advocates for a heteroglossic view and practice of languages, understanding them as dynamic and hybrid repertoires composed of multiple voices. Translanguaging, in turn, is understood as a pedagogically appropriate practice that enables the mobilization of children’s entire linguistic repertoire for meaning building, thereby supporting the development of their personal and social identities. Moreover, the study examined the impacts of monoglossic and subtractive models— predominant in many schools—that weaken identities and render family repertoires invisible, in contrast to additive and intercultural models that foster belonging and promote curricular justice. It was concluded that a practice grounded in heteroglossia and translanguaging in Bilingual Early Childhood Education can contribute to strengthening children’s agency, valuing linguistic and cultural diversity, and achieving the learning rights established by the BNCC, thus consolidating a more democratic, inclusive, and decolonial education |
| Palavras-chave: | Currículo BNCC Educação Infantil Educação Bilíngue Heteroglossia Translinguagem Curriculum BNCC Early Childhood Education Bilingual Education Heteroglossia Translanguaging |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
| Citação: | Ribeiro, Sabrina Almeida. A BNCC e os fundamentos para uma prática pedagógica de heteroglossia e translinguagem na Educação Infantil Bilíngue. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45457 |
| Data do documento: | 12-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SABRINA ALMEIDA RIBEIRO.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

