Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43880| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Reorganização curricular e a educação híbrida: desafios da escola |
| Autor(es): | Dias, Ed Wilson Pereira |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Fernando José de |
| Resumo: | A presente pesquisa analisa os impactos de uma reorganização curricular em unidade escolar de Educação Fundamental. Descreve e acompanha a visão dos alunos na reorganização do currículo do Ensino Fundamental II em uma escola SESI-SP, com as perspectivas: 1. integrar conhecimentos, 2. garantir o protagonismo de alunos e professores, 3. promover experiências significativas na escola. O objetivo geral da presente pesquisa é acompanhar a visão dos alunos e professores sobre seus processos de participação e vivência em tal processo articulador entre o uso das TIC e sua compreensão de diferentes dimensões do currículo. A reestruturação curricular envolve a aglutinação de disciplinas em áreas do conhecimento, a flexibilidade na ordenação da matéria e o aprofundamento em tópicos de interesses e necessidades dos estudantes. Parte-se da premissa de que a participação e a criatividade do professor desempenham um papel crucial na potencialização das habilidades dos estudantes, na compreensão do sentido do currículo e da compreensão e do uso de recursos tecnológicos neste processo. O contexto da pesquisa ajuda à compreensão dessa nova organização curricular que influencia na formação do sujeito, no conhecimento específico das disciplinas e no sentimento de pertencimento à escola |
| Abstract: | This master's thesis addresses the reorganization of the curriculum of Fundamental II in a SESI school, aiming to integrate knowledge, ensure student autonomy, and promote meaningful experiences in the school. The curricular restructuring involves the integration of disciplines into knowledge areas, flexibility in the organization of subjects, and deepening of topics of interest to students. It is based on the premise that the creativity of the teacher plays a crucial role in enhancing students' skills, complementing the use of technological resources. The bjective is to understand how this new curricular organization will influence the formation of the individual and the sense of belonging to the school |
| Palavras-chave: | Reorganização curricular Ensino híbrido Currículo Reorganização curricular Ensino hibrido |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
| Citação: | Dias, Ed Wilson Pereira. Reorganização curricular e a educação híbrida: desafios da escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43880 |
| Data do documento: | 17-Dez-2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ed Wilson Pereira Dias.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

