REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Ed Wilson Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7932403218219469pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130775836783181pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T18:23:15Z-
dc.date.available2025-01-27T18:23:15Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationDias, Ed Wilson Pereira. Reorganização curricular e a educação híbrida: desafios da escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43880-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa os impactos de uma reorganização curricular em unidade escolar de Educação Fundamental. Descreve e acompanha a visão dos alunos na reorganização do currículo do Ensino Fundamental II em uma escola SESI-SP, com as perspectivas: 1. integrar conhecimentos, 2. garantir o protagonismo de alunos e professores, 3. promover experiências significativas na escola. O objetivo geral da presente pesquisa é acompanhar a visão dos alunos e professores sobre seus processos de participação e vivência em tal processo articulador entre o uso das TIC e sua compreensão de diferentes dimensões do currículo. A reestruturação curricular envolve a aglutinação de disciplinas em áreas do conhecimento, a flexibilidade na ordenação da matéria e o aprofundamento em tópicos de interesses e necessidades dos estudantes. Parte-se da premissa de que a participação e a criatividade do professor desempenham um papel crucial na potencialização das habilidades dos estudantes, na compreensão do sentido do currículo e da compreensão e do uso de recursos tecnológicos neste processo. O contexto da pesquisa ajuda à compreensão dessa nova organização curricular que influencia na formação do sujeito, no conhecimento específico das disciplinas e no sentimento de pertencimento à escolapt_BR
dc.description.abstractThis master's thesis addresses the reorganization of the curriculum of Fundamental II in a SESI school, aiming to integrate knowledge, ensure student autonomy, and promote meaningful experiences in the school. The curricular restructuring involves the integration of disciplines into knowledge areas, flexibility in the organization of subjects, and deepening of topics of interest to students. It is based on the premise that the creativity of the teacher plays a crucial role in enhancing students' skills, complementing the use of technological resources. The bjective is to understand how this new curricular organization will influence the formation of the individual and the sense of belonging to the schoolen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReorganização curricularpt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectReorganização curricularen_US
dc.subjectEnsino hibridoen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleReorganização curricular e a educação híbrida: desafios da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ed Wilson Pereira Dias.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.