REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39330
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de juros simples e juros composto no 2º ano do Ensino Médio com uso de tecnologias
Autor(es): Theodoro, Lucas Alvarez
Primeiro Orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, utilizando a Teoria das Situações Didáticas quanto ao ensino de juros simples e juros compostos, com o uso de tecnologias, no 2º ano do Ensino Médio. Ademais, analisase um livro didático presente no PNLD 2022, de acordo com a temática de juros simples e juros compostos, fazendo paralelos com a proposta da sequência didática e como pode haver essa intersecção do uso de tecnologias com o que temos de material didático presente atualmente. Para a sequência didática, foi utilizada a Teoria das Situações Didáticas, de Brousseu (1996), e para a análise do livro didático, temos a Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard (1991). Realiza-se também uma análise da Base Nacional Comum Curricular, em tópicos que contemplam a matemática financeira, especificamente o ensino de juros simples e juros compostos, o que corrobora para que novas metodologias de ensino sejam inseridas e complementem o que hoje temos disponível no livro didático
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo proponer una secuencia didáctica utilizando la Teoría de Situaciones Didácticas la Enseñanza del interés simple e interés compuesto utilizando tecnologías para el 2do año de bachillerato y además tiene como objetivo analizar un libro de texto presente en el PNLD 2022 según la temática de interés simple e interés compuesto, haciendo paralelismos con la propuesta de la secuencia didáctica y donde puede darse esa intersección del uso de las tecnologías con lo que tenemos actualmente de material didáctico. Para la secuencia didáctica se utilizó la Teoría de las Situaciones Didácticas de Brousseu y para el análisis del libro de texto se utilizó la Teoría Antropológica de la Didáctica de Chevallard. También se hace un análisis de la Base Curricular Común Nacional, en temas que incluyen la matemática financiera, específicamente la Enseñanza del interés simple y el interés compuesto, lo que corrobora para que se inserten nuevas metodologías de enseñanza y complementen lo que hoy tenemos disponible en la enseñanza. disponible
Palavras-chave: Matemática financeira
Teoria das Situações Didáticas
Teoria Antropológica do Didático
Juros simples e composto
BNCC
Matemática financiera
Teoría de Situaciones Didácticas
Libro didáctico
Teoría Antropológica de la Didáctica
Base Curricular Común Nacional
PNLD
Interés simple
Interés compuesto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Theodoro, Lucas Alvarez. O ensino de juros simples e juros composto no 2º ano do Ensino Médio com uso de tecnologias. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39330
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Alvarez Theodoro.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.