REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTheodoro, Lucas Alvarez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868464621410522pt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594644657798556pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:12:29Z-
dc.date.available2023-09-29T14:12:29Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationTheodoro, Lucas Alvarez. O ensino de juros simples e juros composto no 2º ano do Ensino Médio com uso de tecnologias. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39330-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, utilizando a Teoria das Situações Didáticas quanto ao ensino de juros simples e juros compostos, com o uso de tecnologias, no 2º ano do Ensino Médio. Ademais, analisase um livro didático presente no PNLD 2022, de acordo com a temática de juros simples e juros compostos, fazendo paralelos com a proposta da sequência didática e como pode haver essa intersecção do uso de tecnologias com o que temos de material didático presente atualmente. Para a sequência didática, foi utilizada a Teoria das Situações Didáticas, de Brousseu (1996), e para a análise do livro didático, temos a Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard (1991). Realiza-se também uma análise da Base Nacional Comum Curricular, em tópicos que contemplam a matemática financeira, especificamente o ensino de juros simples e juros compostos, o que corrobora para que novas metodologias de ensino sejam inseridas e complementem o que hoje temos disponível no livro didáticopt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo proponer una secuencia didáctica utilizando la Teoría de Situaciones Didácticas la Enseñanza del interés simple e interés compuesto utilizando tecnologías para el 2do año de bachillerato y además tiene como objetivo analizar un libro de texto presente en el PNLD 2022 según la temática de interés simple e interés compuesto, haciendo paralelismos con la propuesta de la secuencia didáctica y donde puede darse esa intersección del uso de las tecnologías con lo que tenemos actualmente de material didáctico. Para la secuencia didáctica se utilizó la Teoría de las Situaciones Didácticas de Brousseu y para el análisis del libro de texto se utilizó la Teoría Antropológica de la Didáctica de Chevallard. También se hace un análisis de la Base Curricular Común Nacional, en temas que incluyen la matemática financiera, específicamente la Enseñanza del interés simple y el interés compuesto, lo que corrobora para que se inserten nuevas metodologías de enseñanza y complementen lo que hoy tenemos disponible en la enseñanza. disponibleen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectTeoria das Situações Didáticaspt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectJuros simples e compostopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectMatemática financieraen_US
dc.subjectTeoría de Situaciones Didácticasen_US
dc.subjectLibro didácticoen_US
dc.subjectTeoría Antropológica de la Didácticaen_US
dc.subjectBase Curricular Común Nacionalen_US
dc.subjectPNLDen_US
dc.subjectInterés simpleen_US
dc.subjectInterés compuestoen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino de juros simples e juros composto no 2º ano do Ensino Médio com uso de tecnologiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Alvarez Theodoro.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.