Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11232
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conceito de área: uma proposta de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Facco, Sonia Regina |
Primeiro Orientador: | Ag Almouloud, Saddo |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é o estudo dos fenômenos que interferem no ensinoaprendizagem do conceito de área no Ensino Fundamental. Além disso, apresenta uma proposta de ensino do conceito de área e uma reflexão sobre a aprendizagem desse conteúdo por meio de uma seqüência didática envolvendo a decomposição e composição de figuras planas. As seguintes hipóteses nortearam o desenvolvimento das diferentes atividades propostas: a escolha de situações-problema envolvendo determinação de áreas de figuras geométricas, em particular áreas de polígonos, possibilita as comparações dessas figuras em termos de área como grandeza. estudar a área como grandeza, e comparando superfícies por recortecolagem ou ladrilhamento possibilita a compreensão desse conceito. uma proposta de ensino-aprendizagem do conceito de área, envolvendo o processo de decomposição e composição de figuras, proporciona ao aluno condições favoráveis à aprendizagem do conceito de área. A pesquisa fundamentou-se principalmente na dialética ferramenta-objeto e mudança de quadros de Régine Douady (1986) e na teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (1993,1994,1995). A metodologia empregada seguiu os princípios da engenharia didática. A pesquisa envolveu professores de quinta a oitava série e alunos de quinta série |
Abstract: | The objective of the research is to study phenomena that influence the teaching and learning of the concept of area in Ensino Fundamental (students aged 7-15). It presents a teaching proposal for the concept of area and a reflection about the learning of this concept through a teaching sequence involving the decomposition and composition of plane figures. The following hypothesis guided the development of the different activities proposed: problem situations involving determining the areas of geometrical figures, in particular areas of polygons, permits comparisons of these figures using area as magnitude. to study area as magnitude and the comparison of surfaces by cutting and pasting or tiling enables the understanding of this concept. a proposal for teaching and learning the concept of area, involving the decomposition and composition of figures, provides favourable conditions for the learning of the concept of area. The theoretical basis for the research is proved principally by the tool-object dialectic and the change of frameworks of Régine Douady (1986) and the theory of semiotic representation registers of Raymond Duval (1993,1994,1995). The methodology used follows the principles of didactic engineering. The research involved teachers of the fifth to eighth grade and students of the eighth grade |
Palavras-chave: | Conceito de area Decomposicao Configuracao Composição Perimetro Ensino-aprendizagem Concept of area Decomposition Configuration Composition Teaching and learning Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Matematica: Educacao Matematica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Facco, Sonia Regina. Conceito de área: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2003. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11232 |
Data do documento: | 16-Jun-2003 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sonia facco.pdf | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.