REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFacco, Sonia Regina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771673J6por
dc.contributor.advisor1Ag Almouloud, Saddo-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:20Z-
dc.date.available2008-02-27-
dc.date.issued2003-06-16-
dc.identifier.citationFacco, Sonia Regina. Conceito de área: uma proposta de ensino-aprendizagem. 2003. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11232-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é o estudo dos fenômenos que interferem no ensinoaprendizagem do conceito de área no Ensino Fundamental. Além disso, apresenta uma proposta de ensino do conceito de área e uma reflexão sobre a aprendizagem desse conteúdo por meio de uma seqüência didática envolvendo a decomposição e composição de figuras planas. As seguintes hipóteses nortearam o desenvolvimento das diferentes atividades propostas: a escolha de situações-problema envolvendo determinação de áreas de figuras geométricas, em particular áreas de polígonos, possibilita as comparações dessas figuras em termos de área como grandeza. estudar a área como grandeza, e comparando superfícies por recortecolagem ou ladrilhamento possibilita a compreensão desse conceito. uma proposta de ensino-aprendizagem do conceito de área, envolvendo o processo de decomposição e composição de figuras, proporciona ao aluno condições favoráveis à aprendizagem do conceito de área. A pesquisa fundamentou-se principalmente na dialética ferramenta-objeto e mudança de quadros de Régine Douady (1986) e na teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (1993,1994,1995). A metodologia empregada seguiu os princípios da engenharia didática. A pesquisa envolveu professores de quinta a oitava série e alunos de quinta sériepor
dc.description.abstractThe objective of the research is to study phenomena that influence the teaching and learning of the concept of area in Ensino Fundamental (students aged 7-15). It presents a teaching proposal for the concept of area and a reflection about the learning of this concept through a teaching sequence involving the decomposition and composition of plane figures. The following hypothesis guided the development of the different activities proposed: problem situations involving determining the areas of geometrical figures, in particular areas of polygons, permits comparisons of these figures using area as magnitude. to study area as magnitude and the comparison of surfaces by cutting and pasting or tiling enables the understanding of this concept. a proposal for teaching and learning the concept of area, involving the decomposition and composition of figures, provides favourable conditions for the learning of the concept of area. The theoretical basis for the research is proved principally by the tool-object dialectic and the change of frameworks of Régine Douady (1986) and the theory of semiotic representation registers of Raymond Duval (1993,1994,1995). The methodology used follows the principles of didactic engineering. The research involved teachers of the fifth to eighth grade and students of the eighth gradeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23121/sonia%20facco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConceito de areapor
dc.subjectDecomposicaopor
dc.subjectConfiguracaopor
dc.subjectComposiçãopor
dc.subjectPerimetropor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectConcept of areaeng
dc.subjectDecompositioneng
dc.subjectConfigurationeng
dc.subjectCompositioneng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectMatematica: Educacao Matematicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleConceito de área: uma proposta de ensino-aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sonia facco.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.