REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45484
Tipo: Dissertação
Título: Educação pública sob ameaça: o avanço das empresas nas decisões sobre o currículo e na autonomia docente
Título(s) alternativo(s): Public education under threat: the advance of companies in decisions about the curriculum and teacher autonomy
Autor(es): Silva, Gabriel Ribeiro
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o currículo, a formação de professores e a autonomia docente na rede municipal de Santana de Parnaíba, cuja política educacional se pauta pela terceirização de funções pedagógicas estratégicas, mediante a contratação de empresas privadas responsáveis pela assessoria pedagógica, pelo provimento de materiais didáticos e pela formação de professores e gestores. O objetivo geral deste estudo é examinar de que forma a prática pedagógica e a autonomia de docentes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - são afetadas pela utilização de materiais apostilados e pela formação de professores desenvolvida por empresas privadas na rede municipal. A questão norteadora desta pesquisa foi: De que maneira as intervenções de empresas privadas no currículo e na formação docente afetam a autonomia e a prática pedagógica de professores da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba? Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e utilizou para a produção de dados, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os principais autores que embasam este estudo foram Adrião (2009a, 2009b, 2018, e 2022), Freitas (2012, 2014 e 2018) Arroyo (2013), Paraíso (2023), Saul (2021) Saul e Saul (2016, 2018 e 2022) e Freire (2011, 2015, 2016a, 2020a, 2020b e 2021). O estudo aponta para a necessidade de reorientar as políticas educacionais locais, valorizando os saberes docentes, a autonomia, a realidade concreta dos educandos, a história local e promover formações continuadas críticas e rompendo com práticas instrucionistas. A partir dessa mudança será possível consolidar um currículo que não aprisione, mas emancipe - tornando-se um instrumento de transformação social. Desse modo, as categorias da trama conceitual centrada no currículo, apresentadas por Ana Maria Saul e Alexandre Saul (2018), são fundamentais para a construção de um currículo crítico-emancipatório, tanto para o presente quanto para o futuro
Abstract: This study focuses on the curriculum, teacher education, and professional autonomy within the municipal school system of Santana de Parnaíba. The local educational policy is characterized by the outsourcing of strategic pedagogical functions through the contracting of private companies, which are entrusted with responsibilities such as pedagogical consultancy, the provision of instructional materials, and the training of both teachers and school administrators.The general aim of this study is to examine how the pedagogical practice and autonomy of elementary school teachers are affected by the use of handouts and teacher training developed by private companies in the municipal network. The guiding question of this research was: How do the interventions of private companies in the curriculum and teacher training affect the autonomy and pedagogical practice of teachers in the Santana de Parnaíba municipal school system? This research is qualitative in nature and used document analysis and semi-structured interviews to produce the data. The main authors behind this study were Adrião (2009a, 2009b, 2018, and 2022), Freitas (2012, 2014 and 2018) Arroyo (2013), Paraíso (2023), Saul (2021) Saul and Saul (2016, 2018 and 2022) and Freire (2011, 2015, 2016a, 2020a, 2020b and 2021). The study points to the need to reorient local educational policies, valuing teaching knowledge, autonomy, the concrete reality of the students, local history and promoting critical continuing education and breaking with instructional practices. With this change, it will be possible to consolidate a curriculum that does not imprison, but emancipates - becoming an instrument of social transformation. In this way, the categories of the conceptual framework centered on the curriculum, presented by Ana Maria Saul and Alexandre Saul (2018), are fundamental for the construction of a critical-emancipatory curriculum, both for the present and for the future
Palavras-chave: Empresas privadas na educação
Currículo crítico-emancipatório
Formação de professores
Autonomia docente
Private companies in education
Critical-emancipatory curriculum
Teacher training
Teacher autonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Gabriel Ribeiro. Educação pública sob ameaça: o avanço das empresas nas decisões sobre o currículo e na autonomia docente. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45484
Data do documento: 17-Out-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL RIBEIRO SILVA.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.