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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45304
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação preventiva ao uso nocivo de drogas: qual é o papel da família no trabalho de prevenção na escola? |
Autor(es): | Vaz, Gabriel Tavares Esteves |
Primeiro Orientador: | Sodelli, Marcelo |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo que tematiza a importância do envolvimento da família em trabalhos preventivos ao uso nocivo de drogas na escola. À luz do método da Fenomenologia Existencial, este trabalho busca primeiramente descrever o amplo contexto que se dão os diferentes modos de uso de drogas, os diferentes modelos preventivos, e as diferentes perspectivas que se tem da questão da importância do envolvimento da família. Assim, este trabalho compreende o modelo proibicionista como principal abordagem preventiva da qual a família tem referências, e discute as implicações dessa abordagem, nas suas relações com a prevenção feita nas escolas, mostrando também, outras possíveis abordagens que se contrapõem à proibicionista. Por meio da entrevista reflexiva individual, investigamos o sentido da importância do envolvimento da família em trabalho preventivos, a partir da compreensão de 2 profissionais pesquisadores com ampla experiência na área de prevenção ao uso nocivo de drogas. Constatamos que o envolvimento da família no trabalho preventivo é importante, pois: permite à família saber como é o trabalho preventivo; dá a família acesso a outro modo de educar preventivo; facilita o trabalho preventivo; pode-se discutir e refletir com a família, apreendendo seus modos de cuidar e educar prevenindo; pode-se, ao apreender os modos de educar da família, montar um projeto preventivo que leva em conta a realidade da família; e também, permite à família se apropriar da tarefa preventiva com os mesmos objetivos da escola. Mesmo assim, pudemos perceber que apesar da importância ser compreendida como tendo vários sentidos, ainda é muito difícil envolver a família em trabalhos preventivos por diversos motivos, por exemplo, o pouco interesse que essa tem quando os filhos já são mais velhos. Assim, essa pesquisa apontou que apesar de importante o envolvimento da família, este não é fundamental, ou seja, apenas quando é mais difícil trabalhar sem a família é que seria necessário envolvê-la. Está pesquisa, no entanto, também aponta que essa dificuldade não está nos métodos singulares dos entrevistados, mas nas cristalizações construídas pela sociedade referentes à temática do uso de drogas |
Palavras-chave: | Drogas Prevenção Família Fenomenologia existencial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Vaz, Gabriel Tavares Esteves. Educação preventiva ao uso nocivo de drogas: qual é o papel da família no trabalho de prevenção na escola?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45304 |
Data do documento: | 1-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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