REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Gabriel Tavares Esteves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252355962357392pt_BR
dc.contributor.advisor1Sodelli, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673247890786729pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T18:40:06Z-
dc.date.available2025-09-25T18:40:06Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationVaz, Gabriel Tavares Esteves. Educação preventiva ao uso nocivo de drogas: qual é o papel da família no trabalho de prevenção na escola?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45304-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo que tematiza a importância do envolvimento da família em trabalhos preventivos ao uso nocivo de drogas na escola. À luz do método da Fenomenologia Existencial, este trabalho busca primeiramente descrever o amplo contexto que se dão os diferentes modos de uso de drogas, os diferentes modelos preventivos, e as diferentes perspectivas que se tem da questão da importância do envolvimento da família. Assim, este trabalho compreende o modelo proibicionista como principal abordagem preventiva da qual a família tem referências, e discute as implicações dessa abordagem, nas suas relações com a prevenção feita nas escolas, mostrando também, outras possíveis abordagens que se contrapõem à proibicionista. Por meio da entrevista reflexiva individual, investigamos o sentido da importância do envolvimento da família em trabalho preventivos, a partir da compreensão de 2 profissionais pesquisadores com ampla experiência na área de prevenção ao uso nocivo de drogas. Constatamos que o envolvimento da família no trabalho preventivo é importante, pois: permite à família saber como é o trabalho preventivo; dá a família acesso a outro modo de educar preventivo; facilita o trabalho preventivo; pode-se discutir e refletir com a família, apreendendo seus modos de cuidar e educar prevenindo; pode-se, ao apreender os modos de educar da família, montar um projeto preventivo que leva em conta a realidade da família; e também, permite à família se apropriar da tarefa preventiva com os mesmos objetivos da escola. Mesmo assim, pudemos perceber que apesar da importância ser compreendida como tendo vários sentidos, ainda é muito difícil envolver a família em trabalhos preventivos por diversos motivos, por exemplo, o pouco interesse que essa tem quando os filhos já são mais velhos. Assim, essa pesquisa apontou que apesar de importante o envolvimento da família, este não é fundamental, ou seja, apenas quando é mais difícil trabalhar sem a família é que seria necessário envolvê-la. Está pesquisa, no entanto, também aponta que essa dificuldade não está nos métodos singulares dos entrevistados, mas nas cristalizações construídas pela sociedade referentes à temática do uso de drogaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFenomenologia existencialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEducação preventiva ao uso nocivo de drogas: qual é o papel da família no trabalho de prevenção na escola?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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