REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45215
Tipo: Dissertação
Título: Desafios enfrentados por professoras na educação e possíveis contribuições da análise do comportamento: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Challenges faced by teachers in education and possible contributions of behavior analysis: a case study
Autor(es): Muniz, Beatriz Scaramuza
Primeiro Orientador: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar os desafios enfrentados pelas professoras em sala de aula e no planejamento de contingências de ensino. Os objetivos do trabalho são: compreender a percepção das professoras sobre esses problemas, as estratégias utilizadas para enfrentá-los e as possíveis contribuições da Análise do Comportamento para a análise e resolução desses desafios. Para tal cumprir com o objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa: o estudo de caso, que permite uma compreensão mais profunda do contexto da unidade escolar onde o estudo foi realizado e perspectivas das professoras do Ensino Fundamental II através de entrevistas. Os resultados mostraram que os principais desafios enfrentados são derivados da falta de recursos materiais e humanos dentro da instituição, dificuldade de manejar o comportamento agressivo dos alunos e a ausência de outras partes da rede de cuidado para os alunos, sobrecarregando as educadoras. Já as estratégias utilizadas para lidar com os obstáculos são utilizadas de forma individual e intuitiva, revelando a falta de sistematização de boas práticas. Conclui-se que há pertinência das contribuições da Análise do Comportamento, mas que estas devem se alinhar às condições concretas das instituições e promover práticas sensíveis à realidade escolar
Abstract: The main objective of this study is to investigate the challenges faced by teachers in the classroom and in planning teaching contingencies. The objectives of the study are: to understand the teachers' perception of these problems, the strategies used to face them and the possible contributions of Behavior Analysis to the analysis and resolution of these challenges. To achieve this objective, a qualitative approach was used: the case study, which allows a deeper understanding of the context of the school unit where the study was conducted and the perspectives of the Elementary School II teachers through interviews. The results showed that the main challenges faced are derived from the lack of material and human resources within the institution, difficulty in managing the aggressive behavior of students, and the absence of other parts of the care network for students, overloading the educators. The strategies used to deal with the obstacles are used individually and intuitively, revealing the lack of systematization of good practices. It is concluded that the contributions of Behavior Analysis are relevant, but that they must align with the concrete conditions of the institutions and promote practices that are sensitive to the school reality
Palavras-chave: Análise do comportamento
Educação
Professor
Desafios
Contingências de ensino
Behavior analysis
Education
Teacher
Challenges
Teaching contingencies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Muniz, Beatriz Scaramuza. Desafios enfrentados por professoras na educação e possíveis contribuições da análise do comportamento: um estudo de caso. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45215
Data do documento: 1-Ago-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BEATRIZ SCARAMUZA MUNIZ.pdf838,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.