REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Beatriz Scaramuza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296413426404078pt_BR
dc.contributor.advisor1Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661575162863313pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T18:03:01Z-
dc.date.available2025-09-17T18:03:01Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.identifier.citationMuniz, Beatriz Scaramuza. Desafios enfrentados por professoras na educação e possíveis contribuições da análise do comportamento: um estudo de caso. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45215-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal investigar os desafios enfrentados pelas professoras em sala de aula e no planejamento de contingências de ensino. Os objetivos do trabalho são: compreender a percepção das professoras sobre esses problemas, as estratégias utilizadas para enfrentá-los e as possíveis contribuições da Análise do Comportamento para a análise e resolução desses desafios. Para tal cumprir com o objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa: o estudo de caso, que permite uma compreensão mais profunda do contexto da unidade escolar onde o estudo foi realizado e perspectivas das professoras do Ensino Fundamental II através de entrevistas. Os resultados mostraram que os principais desafios enfrentados são derivados da falta de recursos materiais e humanos dentro da instituição, dificuldade de manejar o comportamento agressivo dos alunos e a ausência de outras partes da rede de cuidado para os alunos, sobrecarregando as educadoras. Já as estratégias utilizadas para lidar com os obstáculos são utilizadas de forma individual e intuitiva, revelando a falta de sistematização de boas práticas. Conclui-se que há pertinência das contribuições da Análise do Comportamento, mas que estas devem se alinhar às condições concretas das instituições e promover práticas sensíveis à realidade escolarpt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate the challenges faced by teachers in the classroom and in planning teaching contingencies. The objectives of the study are: to understand the teachers' perception of these problems, the strategies used to face them and the possible contributions of Behavior Analysis to the analysis and resolution of these challenges. To achieve this objective, a qualitative approach was used: the case study, which allows a deeper understanding of the context of the school unit where the study was conducted and the perspectives of the Elementary School II teachers through interviews. The results showed that the main challenges faced are derived from the lack of material and human resources within the institution, difficulty in managing the aggressive behavior of students, and the absence of other parts of the care network for students, overloading the educators. The strategies used to deal with the obstacles are used individually and intuitively, revealing the lack of systematization of good practices. It is concluded that the contributions of Behavior Analysis are relevant, but that they must align with the concrete conditions of the institutions and promote practices that are sensitive to the school realityen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectContingências de ensinopt_BR
dc.subjectBehavior analysisen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectTeacheren_US
dc.subjectChallengesen_US
dc.subjectTeaching contingenciesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por professoras na educação e possíveis contribuições da análise do comportamento: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeChallenges faced by teachers in education and possible contributions of behavior analysis: a case studyen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BEATRIZ SCARAMUZA MUNIZ.pdf838,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.