REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45169
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O pacto educativo global: caminho para o novo humanismo
Autor(es): Martin, Guilherme Silva Bernal
Primeiro Orientador: Silva, Dayvid da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade e pela Igreja, especialmente no contexto pós-pandêmico, e investiga as implicações desses desafios no campo da educação católica. Parte-se da premissa de que o atual cenário é marcado por crise democrática, polarização política, instrumentalização da fé, avanço do neopentecostalismo, difusão de fake news e enfraquecimento do discurso racional, agravados pelo contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa justifica-se pela urgência de repensar os caminhos da evangelização no ambiente escolar diante dessas transformações. A hipótese central é que o “Pacto Educativo Global”, proposto pelo Papa Francisco, pode ser um caminho viável para instaurar um novo humanismo, baseado no diálogo, no cuidado, na inclusão e na justiça social. O trabalho adota uma abordagem teórico-metodológica de análise documental, com base no Magistério da Igreja, em especial nos documentos do Concílio Vaticano II, das Conferências do CELAM e do pontificado de Francisco, articulando-os à realidade brasileira atual. Os resultados apontam que, para além de reformas pedagógicas, é necessário um novo paradigma antropológico e teológico que reconheça a dignidade humana e promova uma educação integral, comprometida com os mais vulneráveis e com a construção de uma sociedade fraterna. A ação evangelizadora nas escolas católicas, iluminada por essa proposta, torna-se instrumento fundamental na formação de sujeitos críticos, solidários e capazes de responder aos sinais dos tempos com esperança e profetismo
Abstract: This final thesis analyzes the contemporary challenges faced by society and the Church, especially in the post-pandemic context, and investigates the implications of these challenges in the field of Catholic education. It is based on the premise that the current landscape is marked by democratic crises, political polarization, the instrumentalization of faith, the advance of neopentecostalism, the spread of fake news, and the weakening of rational discourse, all of which were intensified by the COVID-19 pandemic. The research is justified by the urgent need to rethink evangelization paths within the educational environment in light of these transformations. The central hypothesis is that the "Global Educational Pact," proposed by Pope Francis, offers a viable path toward establishing a new humanism grounded in dialogue, care, inclusion, and social justice. The study adopts a documentary analysis methodology, drawing on the Church's Magisterium—especially the documents of the Second Vatican Council, CELAM Conferences, and the pontificate of Pope Francis—while connecting them to the current Brazilian reality. The results indicate that beyond pedagogical reform, there is a need for a new anthropological and theological paradigm that recognizes human dignity and promotes integral education, committed to the vulnerable and the building of a fraternal society. Evangelizing action in Catholic schools, inspired by this proposal, becomes a fundamental tool in forming critical, compassionate, and hopeful individuals capable of responding prophetically to the signs of the times
Palavras-chave: Educação católica
Pacto educativo global
Evangelização
Papa Francisco
Novo humanismo
Catholic education
Global educational pact
Evangelization
Pope Francis
New humanism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Teologia
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Teologia
Citação: Martin, Guilherme Silva Bernal. O pacto educativo global: caminho para o novo humanismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45169
Data do documento: 30-Abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pacto educativo global caminho para o novo_Dayvid da Silva.pdf471,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.