REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartin, Guilherme Silva Bernal
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9434195755063540pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Dayvid da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104070239982292pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-22T17:26:39Z-
dc.date.available2025-07-22T17:26:39Z-
dc.date.issued2025-04-30
dc.identifier.citationMartin, Guilherme Silva Bernal. O pacto educativo global: caminho para o novo humanismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45169-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade e pela Igreja, especialmente no contexto pós-pandêmico, e investiga as implicações desses desafios no campo da educação católica. Parte-se da premissa de que o atual cenário é marcado por crise democrática, polarização política, instrumentalização da fé, avanço do neopentecostalismo, difusão de fake news e enfraquecimento do discurso racional, agravados pelo contexto da pandemia da COVID-19. A pesquisa justifica-se pela urgência de repensar os caminhos da evangelização no ambiente escolar diante dessas transformações. A hipótese central é que o “Pacto Educativo Global”, proposto pelo Papa Francisco, pode ser um caminho viável para instaurar um novo humanismo, baseado no diálogo, no cuidado, na inclusão e na justiça social. O trabalho adota uma abordagem teórico-metodológica de análise documental, com base no Magistério da Igreja, em especial nos documentos do Concílio Vaticano II, das Conferências do CELAM e do pontificado de Francisco, articulando-os à realidade brasileira atual. Os resultados apontam que, para além de reformas pedagógicas, é necessário um novo paradigma antropológico e teológico que reconheça a dignidade humana e promova uma educação integral, comprometida com os mais vulneráveis e com a construção de uma sociedade fraterna. A ação evangelizadora nas escolas católicas, iluminada por essa proposta, torna-se instrumento fundamental na formação de sujeitos críticos, solidários e capazes de responder aos sinais dos tempos com esperança e profetismopt_BR
dc.description.abstractThis final thesis analyzes the contemporary challenges faced by society and the Church, especially in the post-pandemic context, and investigates the implications of these challenges in the field of Catholic education. It is based on the premise that the current landscape is marked by democratic crises, political polarization, the instrumentalization of faith, the advance of neopentecostalism, the spread of fake news, and the weakening of rational discourse, all of which were intensified by the COVID-19 pandemic. The research is justified by the urgent need to rethink evangelization paths within the educational environment in light of these transformations. The central hypothesis is that the "Global Educational Pact," proposed by Pope Francis, offers a viable path toward establishing a new humanism grounded in dialogue, care, inclusion, and social justice. The study adopts a documentary analysis methodology, drawing on the Church's Magisterium—especially the documents of the Second Vatican Council, CELAM Conferences, and the pontificate of Pope Francis—while connecting them to the current Brazilian reality. The results indicate that beyond pedagogical reform, there is a need for a new anthropological and theological paradigm that recognizes human dignity and promotes integral education, committed to the vulnerable and the building of a fraternal society. Evangelizing action in Catholic schools, inspired by this proposal, becomes a fundamental tool in forming critical, compassionate, and hopeful individuals capable of responding prophetically to the signs of the timesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Teologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Teologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação católicapt_BR
dc.subjectPacto educativo globalpt_BR
dc.subjectEvangelizaçãopt_BR
dc.subjectPapa Franciscopt_BR
dc.subjectNovo humanismopt_BR
dc.subjectCatholic educationen_US
dc.subjectGlobal educational pacten_US
dc.subjectEvangelizationen_US
dc.subjectPope Francisen_US
dc.subjectNew humanismen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO pacto educativo global: caminho para o novo humanismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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