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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44839
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas |
Autor(es): | Caparelli, Maria Estela Aquino |
Primeiro Orientador: | Schiavon, João Perci |
Resumo: | Um número histórico de migrantes e refugiados chega às fronteiras de países do Ocidente em razão de guerras, conflitos ou desastres naturais ou melhores condições de vida, incluindo crianças e adolescentes. Diversas pesquisas descrevem os efeitos negativos na saúde mental de crianças e adolescentes como o estresse pós traumático e a depressão, mas estudos apontam a ausência de uma análise que leve em consideração aspectos culturais, sociais e econômicos e os riscos de restringir a análise a aspectos biomédicos e farmacológicos. No contexto de elaboração de uma nova política nacional para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil e levando-se em consideração que a infância e a adolescência devem ser prioridade absoluta das políticas públicas, a pesquisa buscou compreender as especificidades do cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas em São Paulo a partir de uma revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com psicanalistas. Por meio da pesquisa, observou-se que a criança migrante ou refugiada corre o risco de um triplo silenciamento: pode deixar de ser ouvida pelos pais, pelas pessoas em seu novo entorno e, ainda, de ser calada pelos processos de violência econômica, social e cultural provocada pelo Outro. A pesquisa propõe uma reflexão sobre os dispositivos clínicos a partir dos conceitos de criança-sujeito e criança-imigrante, indicando balizadores para uma ética da clínica com crianças-imigrantes. Uma ética que crie condições para que elas sejam crianças-sujeito do próprio desejo e de seus direitos, como prevê a legislação brasileira |
Palavras-chave: | Migração Refúgio Infância Saúde mental Psicanálise |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Caparelli, Maria Estela Aquino. Pode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44839 |
Data do documento: | 2-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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