Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44839| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Pode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas |
| Autor(es): | Caparelli, Maria Estela Aquino |
| Primeiro Orientador: | Schiavon, João Perci |
| Resumo: | Um número histórico de migrantes e refugiados chega às fronteiras de países do Ocidente em razão de guerras, conflitos ou desastres naturais ou melhores condições de vida, incluindo crianças e adolescentes. Diversas pesquisas descrevem os efeitos negativos na saúde mental de crianças e adolescentes como o estresse pós traumático e a depressão, mas estudos apontam a ausência de uma análise que leve em consideração aspectos culturais, sociais e econômicos e os riscos de restringir a análise a aspectos biomédicos e farmacológicos. No contexto de elaboração de uma nova política nacional para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil e levando-se em consideração que a infância e a adolescência devem ser prioridade absoluta das políticas públicas, a pesquisa buscou compreender as especificidades do cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas em São Paulo a partir de uma revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com psicanalistas. Por meio da pesquisa, observou-se que a criança migrante ou refugiada corre o risco de um triplo silenciamento: pode deixar de ser ouvida pelos pais, pelas pessoas em seu novo entorno e, ainda, de ser calada pelos processos de violência econômica, social e cultural provocada pelo Outro. A pesquisa propõe uma reflexão sobre os dispositivos clínicos a partir dos conceitos de criança-sujeito e criança-imigrante, indicando balizadores para uma ética da clínica com crianças-imigrantes. Uma ética que crie condições para que elas sejam crianças-sujeito do próprio desejo e de seus direitos, como prevê a legislação brasileira |
| Palavras-chave: | Migração Refúgio Infância Saúde mental Psicanálise |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Caparelli, Maria Estela Aquino. Pode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44839 |
| Data do documento: | 2-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de CC ME Caparelli_FINAL_Joao Perci Schiavon.pdf | 789,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

