REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaparelli, Maria Estela Aquino
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952182172333422pt_BR
dc.contributor.advisor1Schiavon, João Perci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008195930222881pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T17:44:25Z-
dc.date.available2025-07-08T17:44:25Z-
dc.date.issued2025-06-02
dc.identifier.citationCaparelli, Maria Estela Aquino. Pode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44839-
dc.description.resumoUm número histórico de migrantes e refugiados chega às fronteiras de países do Ocidente em razão de guerras, conflitos ou desastres naturais ou melhores condições de vida, incluindo crianças e adolescentes. Diversas pesquisas descrevem os efeitos negativos na saúde mental de crianças e adolescentes como o estresse pós traumático e a depressão, mas estudos apontam a ausência de uma análise que leve em consideração aspectos culturais, sociais e econômicos e os riscos de restringir a análise a aspectos biomédicos e farmacológicos. No contexto de elaboração de uma nova política nacional para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil e levando-se em consideração que a infância e a adolescência devem ser prioridade absoluta das políticas públicas, a pesquisa buscou compreender as especificidades do cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadas em São Paulo a partir de uma revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com psicanalistas. Por meio da pesquisa, observou-se que a criança migrante ou refugiada corre o risco de um triplo silenciamento: pode deixar de ser ouvida pelos pais, pelas pessoas em seu novo entorno e, ainda, de ser calada pelos processos de violência econômica, social e cultural provocada pelo Outro. A pesquisa propõe uma reflexão sobre os dispositivos clínicos a partir dos conceitos de criança-sujeito e criança-imigrante, indicando balizadores para uma ética da clínica com crianças-imigrantes. Uma ética que crie condições para que elas sejam crianças-sujeito do próprio desejo e de seus direitos, como prevê a legislação brasileirapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectRefúgiopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePode a criança imigrante falar?: um olhar sobre os dispositivos de cuidado em saúde mental para crianças migrantes e refugiadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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