REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente
Autor(es): Oliveira, Danilo Sztutman
Primeiro Orientador: Wajman, Sergio
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) no contexto escolar, orientado pela ética da psicanálise, analisando seus fundamentos, características, desafios e efeitos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica baseada em revisão de literatura, com análise de livros, artigos científicos e relatos de caso publicados. A seleção dos textos priorizou produções que discutissem o AT na escola, especialmente sob orientação psicanalítica. O método incluiu fichamentos e análises conceituais a partir de três eixos principais: a história e fundamentos do AT; sua articulação com a psicanálise; e a inserção do AT no campo da educação inclusiva. Nos resultados, o trabalho apresentou os principais conceitos que sustentam o AT como clínica do laço social e dispositivo ético de circulação. Em seguida, foi caracterizada a prática dentro da escola, bem como discutidos os atravessamentos que marcam a atuação do at na escola, como a relação com professores, família e instituição, assim como os riscos de sua função ser confundida com um papel disciplinar ou normativo. Por fim, foram analisados dois casos clínicos extraídos da literatura – “Menino Dinamite” e “Caso Gustavo” – que ilustraram os efeitos possíveis da presença do AT na escola e seus impasses. A discussão mostrou que o AT, ao apostar na singularidade do sujeito e na construção de um lugar possível na instituição, pode contribuir significativamente para processos de inclusão
Palavras-chave: Acompanhamento terapêutico
Psicanálise
Escola
Educação inclusiva
Laço social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Oliveira, Danilo Sztutman. Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765
Data do documento: 2-Jun-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Acompanhamento Terapêutico na Escola -_SERGIO WAJMAN.pdf942,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.