REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Danilo Sztutman
dc.contributor.advisor1Wajman, Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785522150267539pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T17:44:00Z-
dc.date.available2025-07-08T17:44:00Z-
dc.date.issued2025-06-02
dc.identifier.citationOliveira, Danilo Sztutman. Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) no contexto escolar, orientado pela ética da psicanálise, analisando seus fundamentos, características, desafios e efeitos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica baseada em revisão de literatura, com análise de livros, artigos científicos e relatos de caso publicados. A seleção dos textos priorizou produções que discutissem o AT na escola, especialmente sob orientação psicanalítica. O método incluiu fichamentos e análises conceituais a partir de três eixos principais: a história e fundamentos do AT; sua articulação com a psicanálise; e a inserção do AT no campo da educação inclusiva. Nos resultados, o trabalho apresentou os principais conceitos que sustentam o AT como clínica do laço social e dispositivo ético de circulação. Em seguida, foi caracterizada a prática dentro da escola, bem como discutidos os atravessamentos que marcam a atuação do at na escola, como a relação com professores, família e instituição, assim como os riscos de sua função ser confundida com um papel disciplinar ou normativo. Por fim, foram analisados dois casos clínicos extraídos da literatura – “Menino Dinamite” e “Caso Gustavo” – que ilustraram os efeitos possíveis da presença do AT na escola e seus impasses. A discussão mostrou que o AT, ao apostar na singularidade do sujeito e na construção de um lugar possível na instituição, pode contribuir significativamente para processos de inclusãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcompanhamento terapêuticopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLaço socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAcompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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