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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Danilo Sztutman | |
dc.contributor.advisor1 | Wajman, Sergio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3785522150267539 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T17:44:00Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T17:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, Danilo Sztutman. Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44765 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) no contexto escolar, orientado pela ética da psicanálise, analisando seus fundamentos, características, desafios e efeitos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórica baseada em revisão de literatura, com análise de livros, artigos científicos e relatos de caso publicados. A seleção dos textos priorizou produções que discutissem o AT na escola, especialmente sob orientação psicanalítica. O método incluiu fichamentos e análises conceituais a partir de três eixos principais: a história e fundamentos do AT; sua articulação com a psicanálise; e a inserção do AT no campo da educação inclusiva. Nos resultados, o trabalho apresentou os principais conceitos que sustentam o AT como clínica do laço social e dispositivo ético de circulação. Em seguida, foi caracterizada a prática dentro da escola, bem como discutidos os atravessamentos que marcam a atuação do at na escola, como a relação com professores, família e instituição, assim como os riscos de sua função ser confundida com um papel disciplinar ou normativo. Por fim, foram analisados dois casos clínicos extraídos da literatura – “Menino Dinamite” e “Caso Gustavo” – que ilustraram os efeitos possíveis da presença do AT na escola e seus impasses. A discussão mostrou que o AT, ao apostar na singularidade do sujeito e na construção de um lugar possível na instituição, pode contribuir significativamente para processos de inclusão | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Laço social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Acompanhamento terapêutico na escola: um olhar psicanalítico sobre os desafios e singularidades de uma prática emergente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Acompanhamento Terapêutico na Escola -_SERGIO WAJMAN.pdf | 942,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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