REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44326
Tipo: Dissertação
Título: O valor simbólico da Amazônia como ferramenta de poder: um estudo da sua força como marca
Autor(es): Souza, Pollyana Garcia Lima
Primeiro Orientador: Santos, Rogério da Costa
Resumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar em que medida a Amazônia é vista como marca e, em consequência, de que forma ela vem sendo explorada. Para isso, foram realizados mapeamentos de pesquisas no campo do marketing, política, empreendedorismo, buscando evidências da presença da marca Amazônia nos processos interativos comunicacionais e midiáticos sob a ótica do ambientalismo. A pesquisa teve como base metodológica os estudos conhecidos como marca-país de Simon Anholt, adotando o conceito de marca do ponto de vista legal no Brasil, segundo o INPI, os conceitos de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo, o conceito de capitaloceno com base nos estudos de Jason W. Moore, bem como a noção de rizoma em Deleuze e Guattari. Também foi incorporada a perspectiva de Alliez e Lazzarato, para quem o capitalismo contemporâneo se estrutura como uma guerra – não apenas militar, mas econômica, semiótica e ecológica – em que o território torna-se uma ferramenta estratégica de poder. Sob essa ótica, a Amazônia, como signo e recurso, é mobilizada dentro de lógicas de guerra capitalista que se travam por meio da apropriação simbólica e mercadológica da natureza. Os principais resultados demonstraram que a Amazônia é adotada, em grande medida, por algumas organizações que se apoiam em sua representatividade para alavancar uma identidade ambientalista e, consequentemente, aumentar seu valor agregado. Espera-se que os resultados e evidências demonstrados neste material sirvam como base para estudos futuros, maior lucidez e contribuição científica para o tema, além de parâmetros para a elaboração de diferentes projetos e estratégias para que a Amazônia seja vista como patrimônio territorial, de forma a aproximar os discursos com narrativas menos antagônicas e discursos transversais mais harmônicos. Além de, sobretudo, permitir uma reflexão sobre o exercício de um capitalismo, de certa forma, mais equilibrado
Abstract: This study aimed to research the extent to which the Amazon is seen as a brand and, consequently, how it has been explored. To this end, research mapping was carried out in the field of marketing, politics and entrepreneurship, seeking evidence of the presence of the Amazônia brand in interactive communication and media processes from the perspective of environmentalism. The research was methodologically based on studies known as country brand by Simon Anholt, adopting the concept of brand from a legal point of view in Brazil, according to the INPI, Guy Debord's concepts on the society of the spectacle, the concept of capitalocene with based on the studies of Jason W. Moore, as well as the notion of rhizome in Deleuze and Guattari. The perspective of Alliez and Lazzarato was also incorporated, for whom contemporary capitalism is structured as a war – not only military, but also economic, semiotic and ecological – in which the territory becomes a strategic tool of power. From this perspective, the Amazon, as a symbol and resource, is mobilized within the logic of capitalist war that is waged through the symbolic and market appropriation of nature. The main results demonstrated that the Amazon is adopted, to a large extent, by some organizations that rely on their representation to leverage an environmentalist identity and, consequently, increase their added value. It is expected that the results and evidence demonstrated in this material will serve as a basis for future studies, greater lucidity and scientific contribution to the topic, as well as parameters for the elaboration of different projects and strategies so that the Amazon is seen as a territorial heritage, in a to bring discourses closer together with less antagonistic narratives and more harmonious transversal discourses. In addition to, above all, allowing a reflection on the exercise of capitalism, in a certain way, more balanced
Palavras-chave: Amazônia
Marca-País
Marca territorial
Desenvolvimento sustentável
Relações de poder
Capitaloceno
Amazonia
Nation brand
Territorial brand
Sustainable development
Power relations
Capitalocene
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Citação: Souza, Pollyana Garcia Lima. O valor simbólico da Amazônia como ferramenta de poder: um estudo da sua força como marca. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44326
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyana Garcia Lima Souza.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.