REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Pollyana Garcia Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4456435492414623pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rogério da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983570722211746pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T14:59:35Z-
dc.date.available2025-05-20T14:59:35Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationSouza, Pollyana Garcia Lima. O valor simbólico da Amazônia como ferramenta de poder: um estudo da sua força como marca. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44326-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo pesquisar em que medida a Amazônia é vista como marca e, em consequência, de que forma ela vem sendo explorada. Para isso, foram realizados mapeamentos de pesquisas no campo do marketing, política, empreendedorismo, buscando evidências da presença da marca Amazônia nos processos interativos comunicacionais e midiáticos sob a ótica do ambientalismo. A pesquisa teve como base metodológica os estudos conhecidos como marca-país de Simon Anholt, adotando o conceito de marca do ponto de vista legal no Brasil, segundo o INPI, os conceitos de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo, o conceito de capitaloceno com base nos estudos de Jason W. Moore, bem como a noção de rizoma em Deleuze e Guattari. Também foi incorporada a perspectiva de Alliez e Lazzarato, para quem o capitalismo contemporâneo se estrutura como uma guerra – não apenas militar, mas econômica, semiótica e ecológica – em que o território torna-se uma ferramenta estratégica de poder. Sob essa ótica, a Amazônia, como signo e recurso, é mobilizada dentro de lógicas de guerra capitalista que se travam por meio da apropriação simbólica e mercadológica da natureza. Os principais resultados demonstraram que a Amazônia é adotada, em grande medida, por algumas organizações que se apoiam em sua representatividade para alavancar uma identidade ambientalista e, consequentemente, aumentar seu valor agregado. Espera-se que os resultados e evidências demonstrados neste material sirvam como base para estudos futuros, maior lucidez e contribuição científica para o tema, além de parâmetros para a elaboração de diferentes projetos e estratégias para que a Amazônia seja vista como patrimônio territorial, de forma a aproximar os discursos com narrativas menos antagônicas e discursos transversais mais harmônicos. Além de, sobretudo, permitir uma reflexão sobre o exercício de um capitalismo, de certa forma, mais equilibradopt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to research the extent to which the Amazon is seen as a brand and, consequently, how it has been explored. To this end, research mapping was carried out in the field of marketing, politics and entrepreneurship, seeking evidence of the presence of the Amazônia brand in interactive communication and media processes from the perspective of environmentalism. The research was methodologically based on studies known as country brand by Simon Anholt, adopting the concept of brand from a legal point of view in Brazil, according to the INPI, Guy Debord's concepts on the society of the spectacle, the concept of capitalocene with based on the studies of Jason W. Moore, as well as the notion of rhizome in Deleuze and Guattari. The perspective of Alliez and Lazzarato was also incorporated, for whom contemporary capitalism is structured as a war – not only military, but also economic, semiotic and ecological – in which the territory becomes a strategic tool of power. From this perspective, the Amazon, as a symbol and resource, is mobilized within the logic of capitalist war that is waged through the symbolic and market appropriation of nature. The main results demonstrated that the Amazon is adopted, to a large extent, by some organizations that rely on their representation to leverage an environmentalist identity and, consequently, increase their added value. It is expected that the results and evidence demonstrated in this material will serve as a basis for future studies, greater lucidity and scientific contribution to the topic, as well as parameters for the elaboration of different projects and strategies so that the Amazon is seen as a territorial heritage, in a to bring discourses closer together with less antagonistic narratives and more harmonious transversal discourses. In addition to, above all, allowing a reflection on the exercise of capitalism, in a certain way, more balanceden_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semióticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectMarca-Paíspt_BR
dc.subjectMarca territorialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCapitalocenopt_BR
dc.subjectAmazoniaen_US
dc.subjectNation branden_US
dc.subjectTerritorial branden_US
dc.subjectSustainable developmenten_US
dc.subjectPower relationsen_US
dc.subjectCapitaloceneen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO valor simbólico da Amazônia como ferramenta de poder: um estudo da sua força como marcapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyana Garcia Lima Souza.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.