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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44198
Tipo: | Tese |
Título: | Educação no regime de informação: um pano de fundo da tarefa de educar na positividade |
Autor(es): | Couto, Gabriel Militello |
Primeiro Orientador: | Dowbor, Ladislau |
Resumo: | O presente estudo investiga, explicita e analisa, de forma transdisciplinar, as características da organização social contemporânea. Parte da narrativa neoliberal e segue pela estrutura social marcada por um capitalismo improdutivo e de vigilância, que precariza o trabalho, desumaniza o homem e nos reduz à condição de gado produtor e consumidor de dados. Esse sistema nos perfila e influencia, retirando nossa liberdade de escolha (de consumo e outras), além de sequestrar nossa atenção, conforme explicitado por Dowbor e Zuboff. A análise avança para a superestrutura, na qual impera uma dominação psicopolítica que prega a liberdade, mas produz auto-coação. Esse modelo gera dilemas psicológicos e comportamentais em indivíduos narcisistas, desesperados por autenticidade e performance, deprimidos e ansiosos, imersos em uma profunda crise de identidade — o que anuncia a falência da verdade e da temporalidade, como evidenciado em Han. O estudo então desvela como essa lógica impacta os mais jovens, mais vulneráveis às estratégias pré-conscientes e viciantes das redes sociais digitais, como demonstrado por Haidt. Por fim, analisa os desafios da educação contemporânea, criticando novas metodologias educacionais que se apropriam da psicopolítica. Embora prometam efetividade, tais metodologias não ultrapassam a lógica de adequação denunciada por Freire, que as enquadraria na categoria de educação bancária. O estudo busca validar a proposta de educação transformadora do mesmo autor para os dias de hoje, propondo algumas possibilidades dentro desse novo contexto social |
Abstract: | This study investigates, explicates, and analyzes, from a transdisciplinary perspective, the characteristics of contemporary social organization. It begins with the neoliberal narrative and proceeds through the social structure shaped by an unproductive and surveillancebased capitalism, which precarizes labor, dehumanizes individuals, and reduces us to mere cattle-like producers and consumers of data. This system profiles and influences us, stripping away our freedom of choice (in consumption and beyond) while also hijacking our attention, as explicitly discussed by Dowbor and Zuboff. The analysis then moves to the superstructure, where a form of psychopolitical domination prevails—one that preaches freedom but, in reality, produces self-coercion. This model gives rise to psychological and behavioral dilemmas in narcissistic individuals, desperate for authenticity and performance, yet increasingly depressed and anxious, entangled in a deep identity crisis—a phenomenon that signals the collapse of truth and temporality, as evidenced by Han. The study then unveils how this logic affects younger generations, who are more vulnerable to the pre-conscious and addictive strategies of digital social networks, as demonstrated by Haidt. Finally, it examines the challenges of contemporary education, offering a critique of new educational methodologies that capitalize on psychopolitical mechanisms. While these methodologies promise effectiveness, they fail to transcend the logic of adaptation denounced by Freire, who would classify them under the "banking model" of education. The study seeks to validate Freire’s transformative educational approach for the present day, proposing new possibilities within this emerging social context |
Palavras-chave: | Educação Currículo Novas tecnologias em educação Regime de informação Capitalismo de vigilância Education Curriculum New technologies in education Information regime Surveillance capitalism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Citação: | Couto, Gabriel Militello. Educação no regime de informação: um pano de fundo da tarefa de educar na positividade. 2025. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44198 |
Data do documento: | 27-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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