REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Gabriel Militello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839619317843317pt_BR
dc.contributor.advisor1Dowbor, Ladislau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8932283826603150pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-15T17:43:54Z-
dc.date.available2025-04-15T17:43:54Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationCouto, Gabriel Militello. Educação no regime de informação: um pano de fundo da tarefa de educar na positividade. 2025. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44198-
dc.description.resumoO presente estudo investiga, explicita e analisa, de forma transdisciplinar, as características da organização social contemporânea. Parte da narrativa neoliberal e segue pela estrutura social marcada por um capitalismo improdutivo e de vigilância, que precariza o trabalho, desumaniza o homem e nos reduz à condição de gado produtor e consumidor de dados. Esse sistema nos perfila e influencia, retirando nossa liberdade de escolha (de consumo e outras), além de sequestrar nossa atenção, conforme explicitado por Dowbor e Zuboff. A análise avança para a superestrutura, na qual impera uma dominação psicopolítica que prega a liberdade, mas produz auto-coação. Esse modelo gera dilemas psicológicos e comportamentais em indivíduos narcisistas, desesperados por autenticidade e performance, deprimidos e ansiosos, imersos em uma profunda crise de identidade — o que anuncia a falência da verdade e da temporalidade, como evidenciado em Han. O estudo então desvela como essa lógica impacta os mais jovens, mais vulneráveis às estratégias pré-conscientes e viciantes das redes sociais digitais, como demonstrado por Haidt. Por fim, analisa os desafios da educação contemporânea, criticando novas metodologias educacionais que se apropriam da psicopolítica. Embora prometam efetividade, tais metodologias não ultrapassam a lógica de adequação denunciada por Freire, que as enquadraria na categoria de educação bancária. O estudo busca validar a proposta de educação transformadora do mesmo autor para os dias de hoje, propondo algumas possibilidades dentro desse novo contexto socialpt_BR
dc.description.abstractThis study investigates, explicates, and analyzes, from a transdisciplinary perspective, the characteristics of contemporary social organization. It begins with the neoliberal narrative and proceeds through the social structure shaped by an unproductive and surveillancebased capitalism, which precarizes labor, dehumanizes individuals, and reduces us to mere cattle-like producers and consumers of data. This system profiles and influences us, stripping away our freedom of choice (in consumption and beyond) while also hijacking our attention, as explicitly discussed by Dowbor and Zuboff. The analysis then moves to the superstructure, where a form of psychopolitical domination prevails—one that preaches freedom but, in reality, produces self-coercion. This model gives rise to psychological and behavioral dilemmas in narcissistic individuals, desperate for authenticity and performance, yet increasingly depressed and anxious, entangled in a deep identity crisis—a phenomenon that signals the collapse of truth and temporality, as evidenced by Han. The study then unveils how this logic affects younger generations, who are more vulnerable to the pre-conscious and addictive strategies of digital social networks, as demonstrated by Haidt. Finally, it examines the challenges of contemporary education, offering a critique of new educational methodologies that capitalize on psychopolitical mechanisms. While these methodologies promise effectiveness, they fail to transcend the logic of adaptation denounced by Freire, who would classify them under the "banking model" of education. The study seeks to validate Freire’s transformative educational approach for the present day, proposing new possibilities within this emerging social contexten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNovas tecnologias em educaçãopt_BR
dc.subjectRegime de informaçãopt_BR
dc.subjectCapitalismo de vigilânciapt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectNew technologies in educationen_US
dc.subjectInformation regimeen_US
dc.subjectSurveillance capitalismen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleEducação no regime de informação: um pano de fundo da tarefa de educar na positividadept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Militello Couto.pdf623,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.