REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertolani, Iara Cabral de Athayde-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040289797485778pt_BR
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-26T17:51:44Z-
dc.date.available2025-03-26T17:51:44Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationBertolani, Iara Cabral de Athayde. Gestão escolar itinerante: novos tempos... novos desafios.... 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44089-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar quais são os limites e responsabilidades da gestão pedagógica da perspectiva itinerante. A pesquisa faz uma linha do tempo da gestão escolar no Brasil desde os jesuítas até a atualidade, apontando os desafios da gestão na contemporaneidade. A gestão itinerante, conceito que permite uma visão ampla do sistema educacional, é complexa e se apresenta em diferentes dimensões. A palavra de ordem da gestão itinerante é a mediação, importante termo que possibilita tecer redes para que o trabalho da equipe escolar esteja engajado e organizado. Ser um gestor itinerante é entender que há desafios e complexidades na função, que é fundamental o respeito às especificidades locais e que o trabalho em parceria contínua é premissa básica para que haja fluidez nas relações. O caminho metodológico percorrido para organização desta dissertação foi a pesquisa qualitativa, interpretativa e descritiva. O levantamento bibliográfico e a análise documental foram indispensáveis na elaboração desta dissertação, pois forneceram dados essenciais que fundamentaram a pesquisa. Os subsídios teóricos de nossa análise sobre o conceito de gestão, foram os textos de autores como Vitor Paro, Heloisa Lück e José Carlos Libâneo, entre outrospt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this research was to investigate the limits and responsibilities of pedagogical management from an itinerant perspective. The research provides a timeline of school management in Brazil from the Jesuits to the present, pointing out the challenges of management in contemporary times. Itinerant management, a concept that allows a broad view of the educational system, is complex and presents itself in different dimensions. The watchword of itinerant management is mediation, an important term that makes it possible to weave networks so that the work of the school team is engaged and organized. Being an itinerant manager means understanding that there are challenges and complexities in the role, that respect for local specificities is essential and that working in continuous partnership is a basic premise for fluid relationships. The methodological path taken to organize this dissertation was qualitative, interpretative and descriptive research. The bibliographical survey and documentary analysis were essential in the preparation of this dissertation, as they provided essential data that supported the research. The theoretical subsidies for our analysis of the concept of management were texts by authors such as Vitor Paro, Heloisa Lück and José Carlos Libâneo, among othersen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão itinerantept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectItinerânciapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectItinerant managementen_US
dc.subjectSchool managementen_US
dc.subjectRoamingen_US
dc.subjectMediationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleGestão escolar itinerante: novos tempos... novos desafios...pt_BR
dc.title.alternativeItinerant school management: new times...new challenges...en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iara Cabral de Athayde Bertolani.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.