REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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Tipo: Tese
Título: Educação superior, assistência estudantil e o capitalismo dependente
Autor(es): Santos, Eduardo Henrique Moraes
Primeiro Orientador: Silva, Ademir Alves da
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a interação entre a educação e o imperialismo, incluindo as estratégias como a assistência estudantil e a Educação a Distância (EaD) que se inserem em projetos mais amplos de educação e sociedade, articulados às exigências do capitalismo global. A dinâmica imperialista, marcada pela interdependência desigual e subordinada entre economias capitalistas, utiliza a educação superior e outras políticas para consolidar a divisão social, técnica e internacional do trabalho, impactando negativamente a classe trabalhadora mundialmente, com características particulares para cada região. Esse processo perpetua um desenvolvimento econômico limitado em países como o Brasil, sustentado por uma estrutura produtiva e tecnológica dependente, pela superexploração do trabalho e pela transferência de valor para as economias centrais. Nesse contexto, a assistência estudantil emerge não como um tema periférico, mas como um elemento central para compreender a unidade do diverso que constitui a relação evasão e permanência, e que desenham as interações entre as funções da educação superior e a formação da força de trabalho intrinsecamente vinculadas às dinâmicas do capitalismo dependente. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada em análise bibliográfica e documental, aponta para o papel das formas particulares de organização da educação em disputas sobre o direcionamento do desenvolvimento das forças produtivas, numa relação dialética que, simultaneamente, redefine o papel das universidades. A assistência estudantil na história brasileira, especialmente sua recente consolidação como política pública em 2024, e o avanço do EaD, associado às perspectivas neoliberais que implica na repactuação imperialista, evidenciam tensões que vão além dos formatos e modelos educacionais, expondo a disputa entre diferentes projetos de educação e sociedade. Conclui-se que a assistência estudantil, embora apresente potencial para contestar as desigualdades vigentes, e a EaD, que por trás do discurso de democratização da educação oculta mecanismos de ajustamento das universidades à lógica neoliberal, são mobilizados de forma contraditória e combinada na reprodução das dinâmicas do capitalismo imperialista. Ao analisar essas interações, esta pesquisa contribui para desvelar as estruturas e contradições da educação superior no contexto da dependência, oferecendo subsídios críticos para a construção de um projeto de sociedade que rompa com as formas de opressão e exploração
Abstract: The objective of this research is to analyze the interaction between education and imperialism, focusing on strategies such as student assistance programs and Distance Education (EaD), which are embedded in broader educational and societal projects aligned with the demands of global capitalism. The imperialist dynamic, characterized by unequal and subordinated interdependence between capitalist economies, leverages higher education and other policies to consolidate the social, technical, and international division of labor, negatively impacting the global working class, albeit with region-specific features. This process perpetuates constrained economic development in countries like Brazil, sustained by a dependent productive and technological structure, the superexploitation of labor, and the transfer of value to central economies. In this context, student assistance emerges not as a peripheral topic but as a central element for understanding the diverse unity that constitutes the relationship between dropout and persistence. This relationship shapes the interactions between the social functions of higher education and workforce development, intrinsically linked to the dynamics of dependent capitalism. This qualitative research, grounded in bibliographic and documental analysis, examines the role of particular forms of educational organization in disputes over the direction of productive forces' development, in a dialectical relationship that simultaneously redefines the role of universities. The historical trajectory of student assistance in Brazil, particularly its recent consolidation as public policy in 2024, and the expansion of EaD—associated with neoliberal perspectives that reinforce imperialist restructuring—reveal tensions that extend beyond educational formats and models, exposing the contestation between different educational and societal projects. The findings indicate that, while student assistance holds potential to challenge existing inequalities, and EaD, despite its democratization rhetoric, obscures mechanisms of university adjustment to neoliberal logic, both are mobilized in contradictory and intertwined ways to reproduce the dynamics of imperialist capitalism. By examining these interactions, this research seeks to unveil the structures and contradictions of higher education within the context of dependency, offering critical insights to support the construction of a societal project free from oppression and exploitation
Palavras-chave: Educação superior
Assistência estudantil
Educação a distância
Capitalismo dependente
Higher education
Student assistance
Distance education
Dependent capitalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: Santos, Eduardo Henrique Moraes. Educação superior, assistência estudantil e o capitalismo dependente. 2024. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43884
Data do documento: 22-Nov-2024
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