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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42646| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Perspectivas de avaliação em Educação Física: aproximações entre a BNCC e o Projeto Político Pedagógico |
| Título(s) alternativo(s): | Assessment perspectives in Physical Education: approximations between the BNCC and the Pedagogical Political Project |
| Autor(es): | Schmidt, Eliana Baptiston |
| Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
| Resumo: | A avaliação na disciplina de Educação Física tem um papel fundamental no contexto educacional, pois oferece aos professores a oportunidade de refletir sobre os processos pedagógicos, mas também sobre os valores e atitudes que a disciplina pretende promover. O objetivo geral foi analisar as propostas de avaliação na Educação Física. A metodologia empregada baseia-se na abordagem qualitativa, utilizando a revisão de literatura específica e análises documentais. Referenciais teóricos de grande importância para este estudo incluem Dárido, que aborda o processo histórico e as fases da Educação Física; Young, com foco no conhecimento do currículo; Hoffmann, que trata da avaliação; Neira, que critica o documento da BNCC; Imbernón, que destaca o desenvolvimento da formação docente; UNESCO, com um relatório sobre um novo contrato social para a Educação; e Freire, que vê o Projeto Político-Pedagógico como um instrumento de transformação social, educacional e emancipatória. As análises documentais do PPP e da BNCC também foram relevantes para a pesquisa. As principais descobertas apontam para uma tendência contemporânea em relação aos métodos avaliativos que priorizam aspectos qualitativos e reflexivos. Contudo, foram identificadas dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física na implementação dessas avaliações. Por outro lado, quando bem planejadas, as avaliações podem ser uma ferramenta valiosa para acompanhar o desenvolvimento dos alunos no processo de formação, além de estimular um ambiente de diálogo entre professor e aluno. Portanto, conclui-se que, na busca de um diálogo entre os processos avaliativos, é essencial que ocorra a interação entre o professor de Educação Física, a BNCC e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, além de investimentos na formação docente continuada, para aprimorar o conhecimento sobre o tema avaliação, possibilitando um desenvolvimento holístico do aluno |
| Abstract: | Assessment in the subject of Physical Education plays a fundamental role in the educational context, as it offers teachers the opportunity to reflect on pedagogical processes, but also on the values and attitudes that the subject aims to promote. The general objective was to analyze the proposals for evaluation in Physical Education. The methodology employed is based on a qualitative approach, using a review of specific literature and documentary analysis. Theoretical references of great importance to this study include Dárido, who addresses the historical process and phases of Physical Education; Young, focusing on knowledge of the curriculum; Hoffmann, who deals with assessment; Neira, who criticizes the BNCC document; Imbernón, who highlights the development of teacher training; UNESCO, with a report on a new social contract for Education; and Freire, who sees the Political-Pedagogical Project as an instrument of social, educational and emancipatory transformation. Documentary analyses of the PPP and the BNCC were also relevant to the research. The main findings point to a contemporary trend towards assessment methods that prioritize qualitative and reflective aspects. However, difficulties faced by Physical Education teachers in implementing these assessments were identified. On the other hand, when well planned, assessments can be a valuable tool for monitoring students' development in the training process, as well as stimulating an environment of dialog between teacher and student. Therefore, it is concluded that, in the search for a dialog between evaluation processes, it is essential that there is interaction between the Physical Education teacher, the BNCC and the school's Pedagogical Political Project (PPP), in addition to investments in continuing teacher training, to improve knowledge on the subject of evaluation, enabling a holistic development of the student |
| Palavras-chave: | School Physical Education Evaluation Primary Education BNCC Teacher training Political-Pedagogical project |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
| Citação: | Schmidt, Eliana Baptiston. Perspectivas de avaliação em Educação Física: aproximações entre a BNCC e o Projeto Político Pedagógico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42646 |
| Data do documento: | 15-Ago-2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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