REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41444
Tipo: Dissertação
Título: Literatura, arte e terapia: o livro-objeto e suas possibilidades
Autor(es): Santos, Janaina Freire de Oliveira dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Elizabeth
Resumo: Esta dissertação visa agregar valores e especificidades terapêuticas ao livro-objeto, buscando referenciais teóricos que qualificam tal proposição. Por representar objeto híbrido, o livro-objeto apresenta potencial criativo, imaginativo, simbólico e emocional, características e qualidades potenciais para validar e assegurar sua utilização como instrumento e/ou suporte em terapias psíquicas ou não psíquicas, como também no auxílio à compreensão e ressignificação de questões particulares do leitor/apreciador em momentos isolados de leitura/apreciação. Assim, o objeto desta pesquisa consiste em analisar e qualificar o livro-objeto e suas possibilidades terapêuticas, compreendendo e demonstrando seu valor, para além de suas qualidades distrativas e decorativas. Os objetivos específicos consistem em perceber a importância da arte e da literatura para a humanidade, relacionando-as; definir e contextualizar o livroobjeto como instrumento que extrapola prerrogativas literárias e artísticas, demonstrando suas potencialidades terapêuticas; analisar o potencial criativo, imaginativo, fantasioso e sensível presente nas imagens e nos diferentes formatos e configurações dos livros-objetos, e perceber e demonstrar, a partir de experienciação, seu potencial terapêutico. A fundamentação teórica para tal considera a catarse, de Aristóteles; os efeitos da estética da recepção, por Iser e Jauss, a Gestalt-terapia e a arteterapia gestáltica, por Rodrigues e Ciornai. Para demonstrar tais proposições, temos como corpus: Carrossel (2016), de Ale Kalko, e Casa da vó (2018), de Lissa Sakajiri, explorados em dinâmicas de grupo para comprovar as hipóteses sugeridas e propor um novo olhar a esses objetos artísticos e literários, cuja materialidade apresenta especificidades sensoriais múltiplas, que podem ser utilizadas e muito contribuir em processos terapêuticos
Abstract: This research aims to add therapeutic values and specificities to the book-object, seeking theoretical references that qualify such a proposition. As it represents a hybrid object, the book-object presents creative, imaginative, symbolic and emotional potential, characteristics and potential qualities to validate and ensure its use as an instrument and/or support in psychic or non-psychic therapies, as well as helping to understand and re-signify of particular questions of the reader/appreciator in isolated moments of reading/appreciation. Thus, the object of this research consists of analyzing and qualifying the book-object and its therapeutic possibilities, understanding and demonstrating its value, in addition to its distracting and decorative qualities. The specific objectives consist of realizing the importance of art and literature for humanity, relating them; define and contextualize the book-object as an instrument that goes beyond literary and artistic prerogatives, demonstrating its therapeutic potential; analyze the creative, imaginative, fantasy and sensitive potential present in the images and in the different formats and configurations of book-objects, and perceive and demonstrate, through experience, their therapeutic potential. The theoretical basis for this considers Aristotle's catharsis; the effects of reception aesthetics, by Iser and Jauss, Gestalt therapy and Gestalt art therapy, by Rodrigues and Ciornai. To demonstrate such propositions, we have as corpus: Carrossel (2016), by Ale Kalko, and Casa da vó (2018), by Lissa Sakajiri, explored in group dynamics to prove the suggested hypotheses and propose a new look at these artistic and literary, whose materiality presents multiple sensory specificities, which can be used and greatly contribute to therapeutic processes
Palavras-chave: Literatura
Arte
Livro-objeto
Literatura terapêutica
Arteterapia
literature
Art
Object book
Therapeutic literature
Art therapy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Citação: Santos, Janaina Freire de Oliveira dos. Literatura, arte e terapia: o livro-objeto e suas possibilidades. 2024. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41444
Data do documento: 17-Abr-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina Freire de Oliveira dos Santos.pdf5,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.