REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Tese
Título: Correspondência verbal: uma revisão de literatura de 2009 a 2021 e o efeito de sessões sucessivas e de perda de fichas sobre o brincar e o relatar de crianças
Autor(es): Melo, Luiz Felipe Silva
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Eliza Mazzilli
Resumo: Com o objetivo de atualizar a revisão de literatura em correspondência verbal, realizouse, nesta tese, uma revisão sistemática de 2009 a 2021, que apontou um crescimento no número de publicações em correspondência verbal, principalmente em veículos brasileiros, assim como uma manutenção de settings e participantes, quando comparados às revisões que analisaram o tema até 2008. A tese apresenta também um estudo experimental com objetivo de verificar uma modificação procedimental no estudo de Gomes et al. (2018), utilizando mais de uma sessão por dia de coleta em relação a tarefas de brincar e relatar com quatro crianças de 5 e 6 anos de idade e delineamento de sujeito único. Houve quatro fases experimentais: linha de base; punição do relato de não brincar; punição da não correspondência; e reforçamento não contingente. A utilização de sessões sucessivas para pesquisas em correspondência verbal utilizando a tarefa do brincar pareceu eficaz para reduzir o tempo de coleta. No entanto, a maior parte dos participantes manteve o relato correspondente durante todo o estudo, e apenas um dos participantes passou a relatar conforme as fases experimentais programadas. O efeito criado pela retirada de fichas na segunda fase do estudo pode ter contribuído a necessidade de um maior número de sessões na fase de punição da não correspondência, a fim de que o participante voltasse a emitir relatos correspondentes
Abstract: This doctoral dissertation carried out a 2009 to 2021 systematic review to update the literature review on verbal correspondence. As a result, it was pointed out an increase in the number of publications in verbal correspondence, mainly in Brazilian vehicles, as well as a maintenance of settings and participants, when compared to reviews that analyzed the subject up to 2008. The dissertation also presents an experimental study with the aim of verifying a procedural modification in the Gomes et al.’s study (2018), using more than one collection session per day in regard to play and reporting tasks with four 5- and 6-year-old children in a single-subject design. There were four experimental phases: baseline; punishment for not playing; punishment of noncorrespondence; and noncontingent reinforcement. The use of successive sessions for verbal correspondence research using the play task seemed to be effective in reducing collection time. However, most of the participants kept the corresponding report throughout the study, and only one of the participants started to report according to the programmed experimental phases. The effect created by the withdrawal of tokens in the second phase of the study may have contributed to the need for a greater number of sessions in the phase of punishment of non-correspondence, in order for the participant to emit corresponding reports again
Palavras-chave: Comportamento verbal
Correspondência verbal
Perda de reforçadores
Fazer-dizer
Punição
Verbal behavior
Verbal correspondence
Loss of reinforcers
Do-say
Punishment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Melo, Luiz Felipe Silva. Correspondência verbal: uma revisão de literatura de 2009 a 2021 e o efeito de sessões sucessivas e de perda de fichas sobre o brincar e o relatar de crianças. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40882
Data do documento: 14-Set-2022
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