REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Luiz Felipe Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586840659422821pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Eliza Mazzilli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3618236711503415pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T12:21:05Z-
dc.date.available2024-01-29T12:21:05Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationMelo, Luiz Felipe Silva. Correspondência verbal: uma revisão de literatura de 2009 a 2021 e o efeito de sessões sucessivas e de perda de fichas sobre o brincar e o relatar de crianças. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40882-
dc.description.resumoCom o objetivo de atualizar a revisão de literatura em correspondência verbal, realizouse, nesta tese, uma revisão sistemática de 2009 a 2021, que apontou um crescimento no número de publicações em correspondência verbal, principalmente em veículos brasileiros, assim como uma manutenção de settings e participantes, quando comparados às revisões que analisaram o tema até 2008. A tese apresenta também um estudo experimental com objetivo de verificar uma modificação procedimental no estudo de Gomes et al. (2018), utilizando mais de uma sessão por dia de coleta em relação a tarefas de brincar e relatar com quatro crianças de 5 e 6 anos de idade e delineamento de sujeito único. Houve quatro fases experimentais: linha de base; punição do relato de não brincar; punição da não correspondência; e reforçamento não contingente. A utilização de sessões sucessivas para pesquisas em correspondência verbal utilizando a tarefa do brincar pareceu eficaz para reduzir o tempo de coleta. No entanto, a maior parte dos participantes manteve o relato correspondente durante todo o estudo, e apenas um dos participantes passou a relatar conforme as fases experimentais programadas. O efeito criado pela retirada de fichas na segunda fase do estudo pode ter contribuído a necessidade de um maior número de sessões na fase de punição da não correspondência, a fim de que o participante voltasse a emitir relatos correspondentespt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation carried out a 2009 to 2021 systematic review to update the literature review on verbal correspondence. As a result, it was pointed out an increase in the number of publications in verbal correspondence, mainly in Brazilian vehicles, as well as a maintenance of settings and participants, when compared to reviews that analyzed the subject up to 2008. The dissertation also presents an experimental study with the aim of verifying a procedural modification in the Gomes et al.’s study (2018), using more than one collection session per day in regard to play and reporting tasks with four 5- and 6-year-old children in a single-subject design. There were four experimental phases: baseline; punishment for not playing; punishment of noncorrespondence; and noncontingent reinforcement. The use of successive sessions for verbal correspondence research using the play task seemed to be effective in reducing collection time. However, most of the participants kept the corresponding report throughout the study, and only one of the participants started to report according to the programmed experimental phases. The effect created by the withdrawal of tokens in the second phase of the study may have contributed to the need for a greater number of sessions in the phase of punishment of non-correspondence, in order for the participant to emit corresponding reports againen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento verbalpt_BR
dc.subjectCorrespondência verbalpt_BR
dc.subjectPerda de reforçadorespt_BR
dc.subjectFazer-dizerpt_BR
dc.subjectPuniçãopt_BR
dc.subjectVerbal behavioren_US
dc.subjectVerbal correspondenceen_US
dc.subjectLoss of reinforcersen_US
dc.subjectDo-sayen_US
dc.subjectPunishmenten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleCorrespondência verbal: uma revisão de literatura de 2009 a 2021 e o efeito de sessões sucessivas e de perda de fichas sobre o brincar e o relatar de criançaspt_BR
dc.typeTesept_BR
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