Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774
Tipo: | Tese |
Título: | O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
Autor(es): | Marchi, Caio Favero |
Primeiro Orientador: | Santaella, Lucia |
Resumo: | As Inteligências Artificiais Generativas têm, cada vez mais, ocupado lugar de destaque em diversos pontos de análise e, consequentemente, em perspectivas sobre seus avanços, usos e futuro. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira o ChatGPT está sendo utilizado pelos estudantes dos cursos de Ciências do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade e Sistemas de Informação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) e compreender como o uso dessas tecnologias pode impactar na forma como esse público aprende novos conteúdos. Os resultados que serão aqui expostos tiveram como base uma pesquisa de concepção conclusiva, descritiva e transversal única. Para isso, lançaremos mão da compreensão de como se dá o aprendizado dos seres humanos, de um panorama da criação das Inteligências Artificiais e de como elas vêm sendo aplicadas no ramo da educação, pensando também seus usos, futuros e desafios |
Abstract: | Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challenges |
Palavras-chave: | ChatGPT Inteligência artificial generativa Educação Aprendizagem ChatGPT Generative Artificial Intelligence Education Learning |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caio Favero Marchi.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.