REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39957
Tipo: Tese
Título: Uma proposta de formação do empreendedor visagista apoiada por aplicativos de inteligências artificiais: novos desafios, novas competências
Autor(es): Trindade, Robson Amauri
Primeiro Orientador: André, Claudio Fernando
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é estudar como formar profissionais da área da beleza, considerando conceitos atuais que envolvem o visagismo, a educação empreendedora e as inteligências artificiais. A justificativa para esta pesquisa é que, embora diversos estudiosos entendam que o visagismo e as inteligências artificiais podem ser ferramentas valiosas de simulação e construção de novas imagens pessoais e profissionais, há uma escassez de pesquisas acadêmicas sobre como formar empreendedores da área da beleza que já trabalham com a inserção e adaptação de imagens digitais para aplicação em projetos pessoais e empresariais. Diante dos objetivos (geral e específicos), consideramos a seguinte pergunta problematizadora: como formar empreendedores da área da beleza, considerando as oportunidades que estão sendo geradas pela inserção de conceitos e práticas que envolvem o visagismo, a educação empreendedora e as inteligências artificiais? Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, de acordo com a abordagem exploratória, com origem de dados bibliográficos/documentais, uma vez que esta pesquisa enfrenta aspectos teóricos e empíricos, com o intuito de cumprir seu objetivo geral. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve foco delimitado principalmente no período entre 2018 a 2023, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: a) Banco de Teses e Dissertações da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), b) Banco de Teses e Dissertações da Capes, c) The International Journal of Computer Game Research, d) Google Scholar. Também foram considerados para a revisão de estudos anteriores artigos disponíveis na Scientific Electronic Library Online – SciELO, das revistas científicas classificadas como nível A1 até A4 do Qualis-Capes, na área interdisciplinar e ciência da computação. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os conceitos de visagismo, educação empreendedora e inteligências artificiais. Os instrumentos de coleta de dados dos entrevistados foram questionários, entrevistas e observação. O contexto das entrevistas envolveu profissionais, professores e alunos da área da beleza. Considerando as informações coletadas nas entrevistas, nossas reflexões estão organizadas em 5 categorias: a) formação dos profissionaisvisagistas-professores que lecionam a disciplina de empreendedorismo; b) o ensino do empreendedorismo nos currículos de cursos na área de visagismo: perspectivas com sua criação; c) plano de ensino e atividades desenvolvidas; d) presença da disciplina de empreendedorismo no currículo; e) metodologia da educação para o empreendedorismo. Essas reflexões contribuíram para a elaboração da proposta de formação de empreendedores da área da beleza, apoiada por fundamentos do visagismo, educação empreendedora e inteligências artificiais
Abstract: The overall objective of this research is to study how to train professionals in the beauty industry, considering current concepts that involve visagism, entrepreneurial education, and artificial intelligence. The justification for this research is that, although various scholars understand that visagism and artificial intelligence can be valuable tools for simulating and constructing new personal and professional images, there is a scarcity of academic research on how to train entrepreneurs in the beauty industry who already work with the integration and adaptation of digital images for application in personal and business projects. Given the (general and specific) objectives, we consider the following problematizing question: how to train entrepreneurs in the beauty industry, considering the opportunities generated through the integration of concepts and practices involving visagism, entrepreneurial education, and artificial intelligence? We opted for a qualitative scientific research methodology, following the exploratory approach, based on bibliographic/documentary data, since this research addresses theoretical and empirical aspects, with the aim of fulfilling its general objective. The review of previous studies related to the proposed topic focused primarily on the period between 2018 and 2023, encompassing books, scientific articles, theses, and dissertations, considering research available in the following online databases: a) PUC-SP Thesis and Dissertations Database (Pontifical Catholic University of São Paulo), b) Cape Thesis and Dissertations Database, c) The International Journal of Computer Game Research, d) Google Scholar. Articles available in the Scientific Electronic Library Online - SciELO were also considered for the review of previous studies, from scientific journals classified as level A1 to A4 in the Qualis-Capes, in the interdisciplinary and computer science area. The theoretical frameworks that support this investigation are the concepts of visagism, entrepreneurial education, and artificial intelligence. The data collection instruments for the interviewees were questionnaires, interviews, and observation. The context of the interviews involved professionals, teachers, and students in the beauty industry. Considering the information collected in the interviews, our reflections are organized into 5 categories: a) training of professional-visagist-teachers who teach the entrepreneurship discipline; b) teaching entrepreneurship in curricula of courses in the field of visagism: perspectives with its creation; c) teaching plan and activities developed; d) presence of the entrepreneurship discipline in the curriculum; e) entrepreneurship education methodology. These reflections contributed to the development of the proposal for training entrepreneurs in the beauty industry, supported by foundations of visagism, entrepreneurial education, and artificial intelligence
Palavras-chave: Visagismo
Inteligências Artificiais
Educação empreendedora
Visagism
Artificial Intelligence
Entrepreneurial education
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Trindade, Robson Amauri. Uma proposta de formação do empreendedor visagista apoiada por aplicativos de inteligências artificiais: novos desafios, novas competências. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39957
Data do documento: 19-Set-2023
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