Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39946| Tipo: | Dissertação |
| Título: | As árvores como narrativa para a relação humana com o tempo e o espaço |
| Título(s) alternativo(s): | Trees as a curriculum narrative for the human relationship with time and space |
| Autor(es): | Würker, Helena |
| Primeiro Orientador: | Casali, Alipio |
| Resumo: | A pesquisa versa sobre a relação do ser humano com a natureza, em especial com as árvores, tendo como objetivo de contribuir para a percepção e absorção da relação humana com o tempo e espaço como elemento curricular. O distanciamento social imposto pela pandemia gerada pela COVID 19 no ano de 2020 constitui-se em nosso problema de pesquisa. O fundamento pedagógico utilizado foi a Pedagogia Waldorf, que tem o currículo sob uma perspectiva de construção diária do saber, contando com o observador em estudo fenomenológico, compondo uma relação entre o desenvolvimento da humanidade e o desenvolvimento humano. A base teórica da pesquisa é composta pelas contribuições de Rudolf Steiner, Johann Wolfgang von Goethe, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Freire, Paul Ricoeur, Byung-Chui Han, dentre outros, que nos remetem a leitura do caminho fenomenológico que possibilite ações para a alteridade em busca de uma educação mais libertadora e atuante no mundo, em que sua construção seja feita na relação com o outro e com a natureza. A abordagem metodológica é qualitativa, com base na pesquisa empírica e documental, com uso das seguintes técnicas: análise de documentos e registros de alunos na faixa de 8 anos de idade, um dos marcos de aprendizagem do tempo. Espera-se desse trabalho a utilização de recursos que facilitem reflexão da relação do ser humano com o tempo e espaço, que possa promover a formação de identidades para o nosso mundo atual, como contribuições ao currículo |
| Abstract: | The research deals with the relationship between human beings and nature, especially with trees, with the objective of contributing to a broader and more critical perception of the human relationship with time and space as a curricular element. The matter of social distancing imposed by the pandemic generated by COVID 19, in 2020, constitutes the basis for our research problem, when the encounters were suspended in the school space, causing the rupture of spacetime, generating disintegration of experiences and curricular experiences. The pedagogical foundation used was the Waldorf Pedagogy, which has the curriculum from a perspective of daily construction of knowledge, with the observer in a phenomenological study, composing a relationship between the development of humanity and human development. The theoretical basis of the research is composed of the contributions of Rudolf Steiner, Johann Wolfgang von Goethe, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Freire, Paul Ricoeur, Byung-Chui Han, among others, which refer to the reading of the phenomenological path that enables actions for otherness in search of a more liberating and active education in the world, in which its construction is done in the relationship with the other and with nature. The methodological approach is qualitative, based on empirical, documentary and active participation research, using the following techniques: analysis of documents and records of students aged 8 years, one of the learning milestones of time, and by observation and recording in field diary. This work, as a contribution to the curriculum, is expected to enlarge the reflection on the relationship of human beings with time and space, through a (re)appropriation of experiences and experiences of bonds with trees |
| Palavras-chave: | Árvores Fenomenologia Pedagogia waldorf Tempo Espaço Currículo Trees Resume Phenomenology Waldorf Pedagogy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
| Citação: | Würker, Helena. As árvores como narrativa para a relação humana com o tempo e o espaço. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39946 |
| Data do documento: | 24-Jan-2023 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Helena Würker.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

