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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39706
Tipo: | Tese |
Título: | A cultura cigana no currículo escolar: educar para a diversidade – uma proposta de inclusão na formação de professores |
Título(s) alternativo(s): | Gypsy culture in the school curriculum: educating for diversity – a proposal for inclusion in teacher trining |
Autor(es): | Marcolino, Maria Aparecida Custodio |
Primeiro Orientador: | Feldmann, Marina Graziela |
Resumo: | A presente pesquisa teve por finalidade investigar a ausência de crianças ciganas nos ambientes escolares, a diversidade cultural nos currículos escolares prescritos, bem como verificar como essa questão repercute na formação de professores. Para corroborar o estudo e auxiliar esta investigação, recorremo-nos a autores relevantes como Apple (2006); Arroyo (2011); Lüdke e André (1986); Bogdan e Biklen (1999); Bergoglio (2014); Candau (2004); Chizzotti (2010); Lakatos e Marconi (2003); Condini (2008); Freire (2004); Feldmann (2009); Gimeno Sacristán (2002); Goldfarb, Toyansk e Oliveira (2019); Moonen e Frans (2013); Moreira e Candau (2007); Silva (2000); Severino (2007), e a documentos como Constituição Federal (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2018); Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) e Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 2017), entre outros, que abrangem temáticas relacionadas ao objeto da pesquisa. Foram utilizados procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa de maneira reflexiva, meios de investigação bibliográfica, análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Plano Educacional do Colégio Estadual do Campo Gonçalves Júnior – Cidade de Irati, Estado do Paraná, escolhida por ter a presença de alunos ciganos. O estudo foi realizado também com pesquisa de campo, pela qual a pesquisadora fez levantamento de dados por meio de depoimentos dos gestores educacionais, professores, estudantes ciganos e não ciganos, a respeito da inserção de indivíduos ciganos no ambiente escolar, os desafios relacionados ao currículo e à formação desse grupo cultural, como se dá na prática a metodologia abordada pela gestão e como os professores conseguem atingir os alunos ciganos com seus métodos de ensino. Os achados da pesquisa evidenciaram a necessidade de refletir sobre as políticas públicas e o quanto elas são imprescindíveis na resolução dos problemas sociais e educacionais concernentes às comunidades ciganas, bem como a formação permanente de professores no sentido de entendimento e valorização da diversidade curricular |
Abstract: | The purpose of this research was to investigate the absence of Roma children in school environments in relation to cultural diversity in the prescribed school curricula, as well as how this issue affects teacher training. study and help in the research investigation, we used relevant authors such as Apple (2006); Arroyo (2011); Lüdke and André (1986); Bogdan and Biklen (1999); Bergoglio (2014); Candau (2004); Chizzotti (2010); Lakatos and Marconi (2003); Condini (2008); Freire (2004); Feldmann (2009); Gimeno Sacristán (2002); Goldfarb, Toyansk and Oliveira (2019); Moonen and Frans (2013); Moreira and Candau (2007); Silva (2000); Severino (2007), and documents such as Federal Constitution (BRASIL, 1988); Law of Directives and Bases (BRASIL, 2018); National Plan Education (BRASIL, 2014) and Child and Youth Statute (BRASIL, 2017), among others, which address themes related to the research object. Methodological procedures of a qualitative approach were used in a reflexive way, means of bibliographical investigation, document analysis of the PPP and the Educational Plan of the Colégio Estadual do Campo Gonçalves Júnior – City of Irati, State of Paraná, chosen because it will have Roma students. The study was also carried out with field research, where the researcher collected data through testimonials from educational managers, teachers, gypsy and non-gypsy students, regarding the insertion of gypsy individuals in the school environment and the challenges related to the curriculum and the formation of this cultural group and how the methodology approached by management works in practice and how teachers manage to reach Gypsy students with their teaching methods. The research findings showed the need to reflect on public policies and how essential they are in solving social and educational problems related to gypsy communities, as well as the ongoing training of teachers in the sense of understanding and valuing curricular diversity |
Palavras-chave: | Diversidade cultural Cultura cigana Crianças ciganas Currículo escolar Formação de professores Cultural diversity Gypsy culture Gypsy children School curriculum Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Marcolino, Maria Aparecida Custodio. A cultura cigana no currículo escolar: educar para a diversidade – uma proposta de inclusão na formação de professores. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39706 |
Data do documento: | 13-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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