REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39295
Tipo: Tese
Título: A era da inteligência artificial: desafios e oportunidades para a formação acadêmica jurídica no Brasil
Título(s) alternativo(s): The era of artificial intelligence: challenges and opportunities for legal academic training in Brazil
Autor(es): Rios, Vinícius Custódio
Primeiro Orientador: Chalita, Gabriel
Resumo: O propósito desta tese é enfrentar a seguinte problemática: analisar a educação do ensino jurídico brasileiro e os seus reflexos em razão da inteligência artificial, seus desafios e oportunidades para a transformação acadêmica, bem como responder a seguinte questão: “a tecnologia da informação e comunicação favorecerá o aprendizado ou comprometerá a qualidade do ensino jurídico?” Ao problema de tese formulado, levanta-se a hipótese – ao final confirmada – de que se parte do pressuposto de que o curso de Direito é amplamente buscado no Brasil, com uma significativa presença da rede privada no mercado educacional. Além disso, observa-se uma marcante tendência em direção ao ensino híbrido, e a faixa etária mais representativa dos estudantes situa-se entre 25 e 34 anos. Para alcançar o objetivo proposto, se faz necessário se realizar uma análise abrangente dos fatores históricos e socioeconômicos que influenciaram o desenvolvimento do Setor de Ensino Superior no Brasil. Além disso, será conduzida uma análise mercadológica detalhada, visando compreender o panorama atual do setor. O principal foco da pesquisa é investigar e avaliar o papel desempenhado pela tecnologia na formação do Ensino Jurídico. Serão examinadas as implicações e impactos da tecnologia no currículo, nas metodologias de ensino e no perfil profissional exigido dos estudantes de Direito. O estudo buscará identificar tanto os desafios quanto as oportunidades proporcionadas pela tecnologia, com o intuito de fornecer insights valiosos para aprimorar a formação acadêmica jurídica no contexto brasileiro. Como marco teórico se estabelece elementos que influenciaram a propagação do Ensino Superior no Brasil, sendo eles: (i) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; (ii) Acesso à internet; (iii) Cenário socioeconômico (programas sociais tais como ProUni e FIES) e as novas diretrizes do ensino jurídico, seus avanços e desafios. No tocante, ao resultado alcançado identificamos os desafios e oportunidades na era da inteligência artificial na formação do Direito e sua aplicação. o tocante às questões do viés metodológico, ressaltam-se o uso da vertente histórica, o método dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. No campo procedimental utilizou-se de pesquisa bibliográfica e doutrinária, legislativa, documental e pesquisa de campo. Quanto à abordagem será utilizada a técnica qualitativa
Abstract: The purpose of this thesis is to address the following problem: to analyze the education of Brazilian legal education and its implications due to artificial intelligence, its challenges, and opportunities for academic transformation, as well as to answer the following question: "Will information and communication technology favor learning or compromise the quality of legal education?" Based on the formulated thesis problem, the hypothesis is raised – confirmed – that it is assumed that the Law course is widely sought after in Brazil, with a significant presence of private institutions in the educational market. Additionally, there is a marked trend towards hybrid education, and the most representative age group of students is between 25 and 34 years old. To achieve the proposed objective, it is necessary to conduct a comprehensive analysis of the historical and socio-economic factors that have influenced the development of the Higher Education Sector in Brazil. Furthermore, a detailed market analysis will be conducted to understand the current landscape of the sector. The focus of the research is to investigate and evaluate the role played by technology in the formation of Legal Education. The implications and impacts of technology on the curriculum, teaching methodologies, and the required professional profile of Law students will be examined. The study aims to identify both the challenges and opportunities provided by technology, with the intention of providing valuable insights to enhance legal academic training in the Brazilian context. As a theoretical framework, elements that influenced the propagation of Higher Education in Brazil are established, including: (i) the National Education Guidelines and Bases Law; (ii) Internet access; (iii) socio-economic scenario (social programs such as ProUni and FIES) and the new guidelines for legal education, their advancements, and challenges. Regarding the achieved result, challenges, and opportunities in the era of artificial intelligence in legal education and its application are identified. In terms of the methodological approach, the use of the historical perspective, deductive, hypotheticaldeductive, and dialectical methods are emphasized. The procedural field involved bibliographic and doctrinal research, legislative and documentary analysis, as well as field research. The qualitative technique will be used as the approach
Palavras-chave: Ensino jurídico
Educação
Mercado acadêmica
Inteligência artificial
Diretrizes curriculares nacionais
Ensino híbrido
Extensão
Legal education
Education
Academic market
Artificial intelligence
National curriculum guidelines
Hybrid education
Extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Rios, Vinícius Custódio. A era da inteligência artificial: desafios e oportunidades para a formação acadêmica jurídica no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39295
Data do documento: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius Custódio Rios.pdf4,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.