REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36913
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A relação professor-aluno na construção da disciplina na sala de aula de língua inglesa
Autor(es): Mendes, Leandro Henrique
Primeiro Orientador: Pow, Elizabeth Mara
Resumo: Este trabalho ambiciona verificar como a questão do componente afetivo interfere positivamente e/ou negativamente na organização da disciplina dos alunos em sala de aula de língua inglesa. Para tanto, são analisadas 6 aulas de língua inglesa numa turma de nono ano do ensino fundamental, extraídas de um conjunto de 10 aulas, de 50 minutos cada, gravadas consecutivamente, totalizando cerca de um mês de aulas. O estudo é feito seguindo a metodologia de base colaborativa, pois é necessário observar os alunos e também o professor, para que seja identificada as características das teorias propostas. Esta pesquisa fundamenta-se teoricamente nos seguintes autores: Magalhães (1994), apud Liberali & Liberali (2011); Aquino (1996); Duarte (1996, 2003, 2004); Rogers (1969, 1985). Os resultados obtidos mostram que o relacionamento do professor com os alunos é construído, fundamentalmente, nas atitudes facilitadoras, que também usam como alicerce a aprendizagem significativa
Abstract: This study aims to verify how the issue of the affective component interferes positively and / or negatively in the organization of the discipline of students in the English language classroom. Six classes of English are analyzed in a class of ninth year of elementary school, extracted from a set of 10 lessons of 50 minutes each, recorded consecutively, totaling about one month of classes. The study is done following the methodology of collaborative basis, because it is necessary to observe the students and also the teacher, so that the characteristics of the proposed theories are identified. This research is theoretically based on the following authors: Magalhães (1994), apud Liberali & Liberali (2011); Aquino (1996); Duarte (1996, 2003, 2004); Rogers (1969, 1985). The results show that the relationship between the teacher and students is fundamentally based on facilitating attitudes, which also use meaningful learning as a foundation
Palavras-chave: Componente-afetivo
Relação professor-aluno
Disciplina
Língua estrangeira
Escola pública
Affective-component
Teacher-student relationship
Discipline
Foreign language
Public school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Mendes, Leandro Henrique. A relação professor-aluno na construção da disciplina na sala de aula de língua inglesa. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36913
Data do documento: 9-Fev-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO HENRIQUE MENDES.pdf
  Restricted Access
808,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.