Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36913
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A relação professor-aluno na construção da disciplina na sala de aula de língua inglesa |
Autor(es): | Mendes, Leandro Henrique |
Primeiro Orientador: | Pow, Elizabeth Mara |
Resumo: | Este trabalho ambiciona verificar como a questão do componente afetivo interfere positivamente e/ou negativamente na organização da disciplina dos alunos em sala de aula de língua inglesa. Para tanto, são analisadas 6 aulas de língua inglesa numa turma de nono ano do ensino fundamental, extraídas de um conjunto de 10 aulas, de 50 minutos cada, gravadas consecutivamente, totalizando cerca de um mês de aulas. O estudo é feito seguindo a metodologia de base colaborativa, pois é necessário observar os alunos e também o professor, para que seja identificada as características das teorias propostas. Esta pesquisa fundamenta-se teoricamente nos seguintes autores: Magalhães (1994), apud Liberali & Liberali (2011); Aquino (1996); Duarte (1996, 2003, 2004); Rogers (1969, 1985). Os resultados obtidos mostram que o relacionamento do professor com os alunos é construído, fundamentalmente, nas atitudes facilitadoras, que também usam como alicerce a aprendizagem significativa |
Abstract: | This study aims to verify how the issue of the affective component interferes positively and / or negatively in the organization of the discipline of students in the English language classroom. Six classes of English are analyzed in a class of ninth year of elementary school, extracted from a set of 10 lessons of 50 minutes each, recorded consecutively, totaling about one month of classes. The study is done following the methodology of collaborative basis, because it is necessary to observe the students and also the teacher, so that the characteristics of the proposed theories are identified. This research is theoretically based on the following authors: Magalhães (1994), apud Liberali & Liberali (2011); Aquino (1996); Duarte (1996, 2003, 2004); Rogers (1969, 1985). The results show that the relationship between the teacher and students is fundamentally based on facilitating attitudes, which also use meaningful learning as a foundation |
Palavras-chave: | Componente-afetivo Relação professor-aluno Disciplina Língua estrangeira Escola pública Affective-component Teacher-student relationship Discipline Foreign language Public school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Mendes, Leandro Henrique. A relação professor-aluno na construção da disciplina na sala de aula de língua inglesa. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36913 |
Data do documento: | 9-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEANDRO HENRIQUE MENDES.pdf Restricted Access | 808,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.