REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: Educação patrimonial: história da noção, significados, práticas - 1983-2020
Autor(es): Fontes, Renata Canuto
Primeiro Orientador: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim
Resumo: Essa dissertação tem como intenção analisar historicamente o conceito de Educação Patrimonial, ou seja, os motivos para o seu aparecimento e seu histórico, desde os anos 1980 até o presente momento, buscando compreender o aparecimento de termo, as mudanças e permanências de seus significados, e a discussão sobre quais devem ser os artefatos culturais dignos de preservação e educação, seus motivos e práticas educativas. Tem por hipótese que o termo vai sendo modificado enquanto novos grupos e agentes entram no debate sobre o patrimônio cultural no Brasil, imprimindo novos significados ao termo, por interesses sociais e políticos e por embates relacionados às alterações sobre a própria noção de patrimônio. A base documental será composta por diferentes documentos normativos, as bases legais para a orientação do termo, o ordenamento jurídico nacional para sua orientação, impressos variados que falam sobre o assunto. Para os estudos sobre patrimônio e o seu histórico, serão utilizados os trabalhos de Hartog (2005), para os estudos sobre História e Memória, Jacques Le Goff (2013) e para o entendimento da história dos conceitos, Reinhart Koselleck (1992). Chegou-se à conclusão de que a Educação Patrimonial surge como uma metodologia para o público identificar e reconhecer um bem público, com vistas à patrimonialização ou já patrimonializado. Hoje, preserva essa função, mas evidencia a participação da comunidade nos processos de identificação e (auto)reconhecimento do que deva ser preservado
Palavras-chave: Educação patrimonial
Património cultural
História dos conceitos
This paper intends to historically analyze the concept of Heritage Education, such as, its creation and appearance of the term as well as its history, from 1980 to the present, seeking to understand the appearance of the term, the changes and permanence of its meanings, and the debate about which cultural artifacts should be worthy of preservation and education, the educational practices and its motives. The hypothesis is that the term is being modified as new groups and agents enter the debate on cultural heritage in Brazil, giving new meanings to the term, due to social and political interests and clashes related to changes in the very notion of heritage. The documentary basis will be composed of different normative documents, the legal bases for the orientation of the term, the national legal system for its orientation, and various forms of written papers that discuss the subject. For the studies on heritage and its history, the works of Hartog (2005) will be used, for studies on History and Memory Jacques Le Goff (2013) and for understanding the Conceptual History, Reinhart Koselleck (1992). This study concluded that Heritage Education emerges as a methodology for the public to identify and recognize a public good, aiming to patrimonialization or is already a listed heritage. Today, Heritage Education preserves this function, but also highlights the participation of the community in the processes of identification and (self) recognition of what must be preserved
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Fontes, Renata Canuto. Educação patrimonial: história da noção, significados, práticas - 1983-2020. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30982
Data do documento: 8-Dez-2022
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