REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28452
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Condições que influenciam o desempenho de crianças surdas
Autor(es): Souza, Agnis Karine de
Primeiro Orientador: Lantzman, Mauro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender quais condições influenciam no desempenho das crianças surdas nos seus primeiros anos escolares. Em consonância com a teoria de Vygotsky (1988), foram apresentados estudos e propostas de outros autores que evidenciam as possibilidades do surdo e a proposta inclusiva. Além disso, a pesquisa em campo foi realizada em um colégio que se pauta na perspectiva Vygotskyana. A coleta de dados foi realizada com nove visitas sendo duas por semana no CES (centro de educação para surdos) do Colégio Rio Branco através de observações e descrições das atividades de seis crianças em diferentes ambientes do colégio, como por exemplo: em sala de aula, na quadra, no bosque. Estas crianças foram divididas em dois grupos, sendo um, de crianças que apresentavam menos desempenho e outro de crianças que apresentavam mais desempenho, considerando fatores internos e externos, como, também, a possível interferência dos fatores externos, como causa dos comportamentos das crianças com menor desempenho. Foi observado também a singularidade delas, mesmo sendo todas diagnosticadas com surdez, apresentavam um desenvolvimento no processo de ensino-aprendizado bem diferente umas das outras. Isso evidenciou a influência dos fatores externos sobre o comportamento das crianças em resposta as atividades propostas pela professora. Contudo para compreender ambos os fatores (interno e externo) foram considerados todos os programas do colégio Rio Branco, entre eles o PED (Programa de Estimulação do Desenvolvimento) trabalho para as crianças de 0 a 3 anos que proporciona através do campo lúdico uma aquisição e desenvolvimento do LIBRAS. Ao longo da pesquisa pode-se constatar a relevância não somente deste programa, mas das possibilidades presentes neste contexto escolar
Palavras-chave: Crianças surdas
Desempenho escolar
Comportamentos
Fatores internos
Fatores externos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Souza, Agnis Karine de. Condições que influenciam o desempenho de crianças surdas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28452
Data do documento: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGNIS KARINE DE SOUZA - TCC.pdf380 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.