Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28452| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Condições que influenciam o desempenho de crianças surdas |
| Autor(es): | Souza, Agnis Karine de |
| Primeiro Orientador: | Lantzman, Mauro |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender quais condições influenciam no desempenho das crianças surdas nos seus primeiros anos escolares. Em consonância com a teoria de Vygotsky (1988), foram apresentados estudos e propostas de outros autores que evidenciam as possibilidades do surdo e a proposta inclusiva. Além disso, a pesquisa em campo foi realizada em um colégio que se pauta na perspectiva Vygotskyana. A coleta de dados foi realizada com nove visitas sendo duas por semana no CES (centro de educação para surdos) do Colégio Rio Branco através de observações e descrições das atividades de seis crianças em diferentes ambientes do colégio, como por exemplo: em sala de aula, na quadra, no bosque. Estas crianças foram divididas em dois grupos, sendo um, de crianças que apresentavam menos desempenho e outro de crianças que apresentavam mais desempenho, considerando fatores internos e externos, como, também, a possível interferência dos fatores externos, como causa dos comportamentos das crianças com menor desempenho. Foi observado também a singularidade delas, mesmo sendo todas diagnosticadas com surdez, apresentavam um desenvolvimento no processo de ensino-aprendizado bem diferente umas das outras. Isso evidenciou a influência dos fatores externos sobre o comportamento das crianças em resposta as atividades propostas pela professora. Contudo para compreender ambos os fatores (interno e externo) foram considerados todos os programas do colégio Rio Branco, entre eles o PED (Programa de Estimulação do Desenvolvimento) trabalho para as crianças de 0 a 3 anos que proporciona através do campo lúdico uma aquisição e desenvolvimento do LIBRAS. Ao longo da pesquisa pode-se constatar a relevância não somente deste programa, mas das possibilidades presentes neste contexto escolar |
| Palavras-chave: | Crianças surdas Desempenho escolar Comportamentos Fatores internos Fatores externos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Souza, Agnis Karine de. Condições que influenciam o desempenho de crianças surdas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28452 |
| Data do documento: | 26-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AGNIS KARINE DE SOUZA - TCC.pdf | 380 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

