REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Agnis Karine de
dc.contributor.advisor1Lantzman, Mauro
dc.date.accessioned2022-10-05T22:04:12Z-
dc.date.available2022-10-05T22:04:12Z-
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationSouza, Agnis Karine de. Condições que influenciam o desempenho de crianças surdas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28452-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender quais condições influenciam no desempenho das crianças surdas nos seus primeiros anos escolares. Em consonância com a teoria de Vygotsky (1988), foram apresentados estudos e propostas de outros autores que evidenciam as possibilidades do surdo e a proposta inclusiva. Além disso, a pesquisa em campo foi realizada em um colégio que se pauta na perspectiva Vygotskyana. A coleta de dados foi realizada com nove visitas sendo duas por semana no CES (centro de educação para surdos) do Colégio Rio Branco através de observações e descrições das atividades de seis crianças em diferentes ambientes do colégio, como por exemplo: em sala de aula, na quadra, no bosque. Estas crianças foram divididas em dois grupos, sendo um, de crianças que apresentavam menos desempenho e outro de crianças que apresentavam mais desempenho, considerando fatores internos e externos, como, também, a possível interferência dos fatores externos, como causa dos comportamentos das crianças com menor desempenho. Foi observado também a singularidade delas, mesmo sendo todas diagnosticadas com surdez, apresentavam um desenvolvimento no processo de ensino-aprendizado bem diferente umas das outras. Isso evidenciou a influência dos fatores externos sobre o comportamento das crianças em resposta as atividades propostas pela professora. Contudo para compreender ambos os fatores (interno e externo) foram considerados todos os programas do colégio Rio Branco, entre eles o PED (Programa de Estimulação do Desenvolvimento) trabalho para as crianças de 0 a 3 anos que proporciona através do campo lúdico uma aquisição e desenvolvimento do LIBRAS. Ao longo da pesquisa pode-se constatar a relevância não somente deste programa, mas das possibilidades presentes neste contexto escolarpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectComportamentospt_BR
dc.subjectFatores internospt_BR
dc.subjectFatores externospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCondições que influenciam o desempenho de crianças surdaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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