Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28366
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A construção coletiva do conhecimento matemático: contribuições das atividades em grupo para o Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The collective construction of the mathematical knowledge: the contributions of group activities to the Elementary Education |
Autor(es): | Morais, Maria Priscyla Cavalcante de |
Primeiro Orientador: | Vieira, Maria Celina Teixeira |
Resumo: | Embora, o conhecimento matemático seja indispensável para a construção da cidadania, pois, permite a compreensão, ação e transformação da realidade em que a pessoa está inserida, avaliações como o PISA 2012 apontam baixos índices de proficiência dos nossos alunos nesse campo de conhecimento. Tais resultados exigem uma análise da tríade professor-aluno-conhecimento matemático e estratégias utilizadas. O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta, por meio de pesquisa bibliográfica, de traço qualitativo, a análise das contribuições das atividades em grupo no desenvolvimento do conhecimento matemático de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I. Procurou-se conhecer o processo de construção do conhecimento lógico-matemático e a sua importância e implicações no ensino da Matemática no Ensino Fundamental I; apreciaram-se os conteúdos priorizados nos PCN - Matemática, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I; discutiu-se a construção coletiva do conhecimento matemático, considerando o desenvolvimento humano na perspectiva sócioconstrutivista e construtivista; o papel do professor na construção do conhecimento matemático; e as contribuições das atividades em grupo para a construção do conhecimento lógico-matemático. Como resultado, o estudo indica que as estratégias de ensino utilizadas são influenciadas pela visão do professor sobre as disciplinas, os alunos e demandas internas e externas. Também concluiu-se que as estratégias de ensino que favorecem o intercâmbio de ideias e resoluções coletivas, permitem ao aluno atribuir significado às suas aprendizagens e tomar consciência do seu processo de construção do conhecimento matemático |
Abstract: | The mathematical knowledge is essential to the construction of citizenship, because, it allows you to comprehend, act and change the world around you. Exams, like PISA 2012, show low indexes of proficiency of Brazilian students in this field. These numbers demand an analysis of the relation between teacherstudent-mathematical knowledge and the strategies used today. This study presents, through a bibliographic and qualitative research, an analysis of the contributions of group activities on the children mathematical knowledge development on the first cycle of the Elementary Education. This study pursuits to know the process of construction of the logicalmathematical knowledge, how important it is and the implications on the Mathematic teaching on Elementary Education; also the Mathematic PCN document content, on the first cycle of the Elementary Education; and an important debate about the collective construction of the mathematical knowledge, thinking about the human development by both social-constructivist and constructivist point of view; and the role of the teacher on the construction of the mathematical knowledge; and the contributions of group activities on the construction of logical-mathematical knowledge. As result, this study indicates that the teaching strategies are influenced by the teacher’s view over the subject, the students and both the internal and external demands. It also comes to the conclusion that the teaching strategies encourage ideas exchange and collective resolutions, allow the student to assign meaning to his learnings and become aware of his process of mathematical knowledge construction |
Palavras-chave: | Matemática Construção coletiva Ensino Fundamental Socioconstrutivismo Construtivismo Mathematics Knowledge collective construction Elementary Education Social-constructivist Constructivist |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Morais, Maria Priscyla Cavalcante de. A construção coletiva do conhecimento matemático: contribuições das atividades em grupo para o Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28366 |
Data do documento: | 16-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA PRISCYLA CAVALCANTE DE MORAIS - TCC.pdf | 688,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.