REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Maria Priscyla Cavalcante de
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.date.accessioned2022-09-30T21:22:44Z-
dc.date.available2022-09-30T21:22:44Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationMorais, Maria Priscyla Cavalcante de. A construção coletiva do conhecimento matemático: contribuições das atividades em grupo para o Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28366-
dc.description.resumoEmbora, o conhecimento matemático seja indispensável para a construção da cidadania, pois, permite a compreensão, ação e transformação da realidade em que a pessoa está inserida, avaliações como o PISA 2012 apontam baixos índices de proficiência dos nossos alunos nesse campo de conhecimento. Tais resultados exigem uma análise da tríade professor-aluno-conhecimento matemático e estratégias utilizadas. O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta, por meio de pesquisa bibliográfica, de traço qualitativo, a análise das contribuições das atividades em grupo no desenvolvimento do conhecimento matemático de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I. Procurou-se conhecer o processo de construção do conhecimento lógico-matemático e a sua importância e implicações no ensino da Matemática no Ensino Fundamental I; apreciaram-se os conteúdos priorizados nos PCN - Matemática, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I; discutiu-se a construção coletiva do conhecimento matemático, considerando o desenvolvimento humano na perspectiva sócioconstrutivista e construtivista; o papel do professor na construção do conhecimento matemático; e as contribuições das atividades em grupo para a construção do conhecimento lógico-matemático. Como resultado, o estudo indica que as estratégias de ensino utilizadas são influenciadas pela visão do professor sobre as disciplinas, os alunos e demandas internas e externas. Também concluiu-se que as estratégias de ensino que favorecem o intercâmbio de ideias e resoluções coletivas, permitem ao aluno atribuir significado às suas aprendizagens e tomar consciência do seu processo de construção do conhecimento matemáticopt_BR
dc.description.abstractThe mathematical knowledge is essential to the construction of citizenship, because, it allows you to comprehend, act and change the world around you. Exams, like PISA 2012, show low indexes of proficiency of Brazilian students in this field. These numbers demand an analysis of the relation between teacherstudent-mathematical knowledge and the strategies used today. This study presents, through a bibliographic and qualitative research, an analysis of the contributions of group activities on the children mathematical knowledge development on the first cycle of the Elementary Education. This study pursuits to know the process of construction of the logicalmathematical knowledge, how important it is and the implications on the Mathematic teaching on Elementary Education; also the Mathematic PCN document content, on the first cycle of the Elementary Education; and an important debate about the collective construction of the mathematical knowledge, thinking about the human development by both social-constructivist and constructivist point of view; and the role of the teacher on the construction of the mathematical knowledge; and the contributions of group activities on the construction of logical-mathematical knowledge. As result, this study indicates that the teaching strategies are influenced by the teacher’s view over the subject, the students and both the internal and external demands. It also comes to the conclusion that the teaching strategies encourage ideas exchange and collective resolutions, allow the student to assign meaning to his learnings and become aware of his process of mathematical knowledge constructionen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectConstrução coletivapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSocioconstrutivismopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMathematicsen_US
dc.subjectKnowledge collective constructionen_US
dc.subjectElementary Educationen_US
dc.subjectSocial-constructivisten_US
dc.subjectConstructivisten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção coletiva do conhecimento matemático: contribuições das atividades em grupo para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe collective construction of the mathematical knowledge: the contributions of group activities to the Elementary Educationen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA PRISCYLA CAVALCANTE DE MORAIS - TCC.pdf688,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.