Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública |
Autor(es): | Pereira, Fabiana de Almeida |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Andrea Patricia |
Resumo: | Este trabalho está embasado em Jodelet (1989) e Moscovici (2007) e tem o objetivo de investigar quais representações os alunos de uma Escola Pública têm sobre o Ensino-Aprendizagem de Inglês. Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e tem como participantes seis alunos focais do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, sob o aporte teórico dos autores Miles e Huberman (1994, p.25), Stake (2000), Yin (2005), Lüdke e André (1986), Denzin & Lincoln (2000),Van Lier (2005) e Ventura (2007). Com base nos resultados obtidos, esta pesquisa possíveis caminhos de mudanças a serem trilhados pelos docentes futuros a fim de aprimorarem sua prática escolar. Este estudo também possibilitou que eu refletisse criticamente sobre as representações dos meus aprendizes do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem do inglês à luz das teorias abordadas na fundamentação teórica desta pesquisa e, com isso, permitiu amadurecer não apenas profissional, mas também, pessoalmente. Além disso, é importante salientar a questão do contexto escolar que reflete direta ou indiretamente no ensino de qualidade e que pode tornar os alunos motivados em aprender inglês |
Palavras-chave: | Representações Ensino-aprendizagem Alunos Contexto escolar Professor |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Pereira, Fabiana de Almeida. Representações de alunos sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27505 |
Data do documento: | 30-Jan-2016 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf | 754,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.