REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27453
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação de jovens e adultos: uma amostragem das percepções e expectativas dos alunos
Autor(es): Silva, Thais Marchezoni da
Primeiro Orientador: Margato, Adelaide Ferreira
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma amostra das percepções e expectativas dos alunos em relação às aulas de inglês e ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. Esses alunos são do 1° Termo da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola pública do município de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, com metodologia qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram três: questionário, gravação de aula e one minute paper. Embasaram teoricamente este estudo Leffa (1988; 1999; 2001; 2007; 2012), Haddad (2000), Freire (2011), Gadotti & Romão (2011). Concluí que os alunos veem o inglês como um idioma importante somente para o mercado de trabalho e como uma disciplina difícil de aprender. Além disso, como expectativas, querem aprender a falar a língua, querem mais aulas e ensino tradicional. Finalmente, apresento considerações que poderão ajudar professores e órgãos oficiais quer no planejamento das aulas ou na estruturação/reestruturação curricular
Abstract: This research aims at presenting a sample of students‟ perceptions and expectations in relation to their English classes and the teaching and learning of the English language. These students are from the 1st year of EJA in a public school in Santo André/SP. It is an interpretative case study using qualitative methodology. The instruments of collecting data are: questionnaire, recording of classes and one minute paper. The theoretical underpinnings for this study are: Leffa (1988; 1999; 2001; 2007; 2012), Haddad (2000), Freire (2011), Gadotti & Romão (2011). The conclusion was reached that these students see English as an important language only for the labor market and that it is considered by them a difficult subject to learn. In addition, concerning their expectations, they want either to learn how to speak English, or to have more classes but in a traditional way of teaching. Finally, some ideas were proposed which could help either teachers planning their classes and official agencies in structuring / restructuring the curriculum
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino-aprendizagem de inglês
Percepções
Expectativas
EJA
Teaching and learning English
Perceptions
Expectations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
Citação: Silva, Thais Marchezoni da. Ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação de jovens e adultos: uma amostragem das percepções e expectativas dos alunos. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27453
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS MARCHEZONI DA SILVA.pdf812,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.