REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thais Marchezoni da-
dc.contributor.advisor1Margato, Adelaide Ferreira-
dc.date.accessioned2022-08-30T12:34:07Z-
dc.date.available2022-08-30T12:34:07Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationSilva, Thais Marchezoni da. Ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação de jovens e adultos: uma amostragem das percepções e expectativas dos alunos. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27453-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva apresentar uma amostra das percepções e expectativas dos alunos em relação às aulas de inglês e ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. Esses alunos são do 1° Termo da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola pública do município de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, com metodologia qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram três: questionário, gravação de aula e one minute paper. Embasaram teoricamente este estudo Leffa (1988; 1999; 2001; 2007; 2012), Haddad (2000), Freire (2011), Gadotti & Romão (2011). Concluí que os alunos veem o inglês como um idioma importante somente para o mercado de trabalho e como uma disciplina difícil de aprender. Além disso, como expectativas, querem aprender a falar a língua, querem mais aulas e ensino tradicional. Finalmente, apresento considerações que poderão ajudar professores e órgãos oficiais quer no planejamento das aulas ou na estruturação/reestruturação curricularpt_BR
dc.description.abstractThis research aims at presenting a sample of students‟ perceptions and expectations in relation to their English classes and the teaching and learning of the English language. These students are from the 1st year of EJA in a public school in Santo André/SP. It is an interpretative case study using qualitative methodology. The instruments of collecting data are: questionnaire, recording of classes and one minute paper. The theoretical underpinnings for this study are: Leffa (1988; 1999; 2001; 2007; 2012), Haddad (2000), Freire (2011), Gadotti & Romão (2011). The conclusion was reached that these students see English as an important language only for the labor market and that it is considered by them a difficult subject to learn. In addition, concerning their expectations, they want either to learn how to speak English, or to have more classes but in a traditional way of teaching. Finally, some ideas were proposed which could help either teachers planning their classes and official agencies in structuring / restructuring the curriculumen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de inglêspt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectEJAen_US
dc.subjectTeaching and learning Englishen_US
dc.subjectPerceptionsen_US
dc.subjectExpectationsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de língua inglesa na educação de jovens e adultos: uma amostragem das percepções e expectativas dos alunospt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS MARCHEZONI DA SILVA.pdf812,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.