REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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Tipo: Tese
Título: Percepções de estudantes sobre a interação como elemento da distância transacional por meio de ambientes sociais digitais no ensino híbrido
Autor(es): Wajnsztejn, Marina
Primeiro Orientador: André, Claudio Fernando
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os aspectos de interação, que ocorrem em ambientes sociais digitais, como mediação positiva e impulsionadora da distância transacional. O estudo contempla uma passagem histórica que compreende o período pré-pandêmico da covid-19 e a pandemia em si. Do ponto de vista acadêmico, o que justifica este estudo é o fato de que a tecnologia, adotada emergencialmente, ressignifica as formas de aprendizagem e o processo cognitivo. A tese busca responder a seguinte questão problematizadora: como ampliar a percepção de que interações, nos ambientes digitais sociais, diminuem a distância transacional? A hipótese norteadora da investigação presume a efetividade das interações, nos ambientes digitais sociais, como ferramenta redutora da distância transacional. Optou-se pela metodologia da pesquisa de natureza qualitativa, do tipo experimental, com origem dos dados coletados em campo. Para a revisão de estudos anteriores, foram considerados dois períodos para cada etapa. A fase pré-pandêmica incluiu o período de 2015 a 2019 e a fase pandêmica contemplou os anos de 2020 e 2021, ambos compostos por artigos, teses e dissertações das instituições PUC Banco de Teses, Capes, SciELO e Google Acadêmico. Os instrumentos de coleta de dados são questionários, observação e entrevistas em profundidade. O referencial teórico, que sustenta este trabalho, é constituído pelos conceitos da cultura digital e da educação. O contexto da cultura digital é baseado em Gere (2008). No campo da educação, focamos nos fundamentos do conectivismo de Siemens (2004), na distância transacional de Moore (2002) e na discussão a respeito do ensino híbrido. O contexto da pesquisa envolve em diferentes fases 500 alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo matriculados no curso de Publicidade e Propaganda. Como resultado, esta pesquisa propõe um framework de ensino híbrido e contribui para ampliar os debates sobre as motivações que permeiam o processo de aprendizagem no contexto desta investigação. Como recomendações e sugestões para estudos futuros, consideramos válido revisar os processos do campo educacional tendo como foco um estabelecimento do conceito de ensino híbrido no Brasil e suas diferentes formas de interação propostas no framework
Abstract: This research aims to reflect on how interactions, in social digital environments, serve as positive mediation and a way of decreasing transactional distance. This study includes a historical moment that comprises the covid-19 pre-pandemic period and the pandemic itself. From an academic point of view, the research is justified by the fact that technology, adopted on an emergency basis, offers new learning ways and changes cognitive processes. It focuses to answer the following problematic question: how to expand students’ perception that interactions in social digital environments reduce transactional distance? The guiding hypothesis assumes the effectiveness of interactions in social digital environments as a tool to reduce transactional distance. The study is based on qualitative research methodology, experimental type, based on data collected in the field. Literature review includes two periods for each phase of the study. Pre-pandemic phase contains studies published from 2015 to 2019 and pandemic phase contemplates studies published from 2020 to 2021, both composed of articles, theses and dissertations from the institutions PUC Banco de Teses, Capes, SciELO and Google Scholar. Instruments for data collection are questionnaires, observation and in-depth identification. Theoretical framework for this study includes concepts such as digital culture and education. Digital culture context is based on Gere (2008). In the field of education, we focus on the fundamentals of connectivism by Siemens (2004), on the transactional distance of Moore (2002) and on the discussion about hybrid education. The research context involves, in different phases, 500 students from the Escola Superior de Propaganda e Marketing, in São Paulo, enrolled in the Advertising course. As a final conclusion, this research draws a hybrid teaching framework and contributes to broaden the debates that include the learning process in its context. As suggestions for future studies, we consider it worthy to review the processes of the educational field focusing on the establishment of a common definition of blended learning and their different approaches suggested on the framework proposal
Palavras-chave: Distância transacional
Interação
Framework de ensino
Ensino híbrido
Tecnologia da informação
Transactional distance
Interaction
Teaching framework
Blended learning
Information technology
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Wajnsztejn, Marina. Percepções de estudantes sobre a interação como elemento da distância transacional por meio de ambientes sociais digitais no ensino híbrido. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27218
Data do documento: 24-Jun-2022
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