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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135| Tipo: | Tese |
| Título: | A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos |
| Autor(es): | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio |
| Primeiro Orientador: | Sass, Odair |
| Resumo: | O presente estudo investiga como a experiência escolar determina a formação dos alunos adolescentes. Obtendo informações sobre a expressão de alunos do Ensino Médio: a respeito de suas necessidades, aspirações e expectativas, procurou-se compreender os significados da educação escolar para a vida de quem freqüenta a escola. A hipótese desta pesquisa pode ser assim apresentada: a educação oferecida pelas instituições escolares visa, predominantemente, a adaptação do aluno à sociedade, entendida como a sua adequação aos padrões culturais ou às tendências modernizantes da sociedade de base tecnológica ou, ainda, às exigências do mundo do trabalho. A educação escolar está baseada apenas na integração e na adesão dos indivíduos à ordem estabelecida. Em decorrência, a escola constitui mais um obstáculo no caminho dos alunos rumo à autonomia, já que, a formação propriamente dita, é relegada a um segundo plano ou é reduzidamente encarada como a adaptação às necessidades sociais. Pretendeu-se, também, verificar em que medida há uma tensão no interior da escola, ou seja, se a instituição escolar e sociedade limitam as possibilidades dos indivíduos, isto não quer dizer que não aconteçam resistências por parte daqueles que sofrem essas imposições. Noções formuladas por autores que elaboraram a Teoria Crítica da Sociedade, tais como: Paralisia da crítica e ditadura educacional (Marcuse) formação e experiência (Adorno), necessidade e liberdade (Marcuse Horkheimer), orientam a coleta e a analise dos dados, de modo a verificar em que medida a sociedade industrial de base tecnológica e uma suas instituições, a escola, impedem florescimento das possibilidades de superação da ordem estabelecida, quando militam contra a formação de indivíduos autônomos e limitam o campo para a atuação consciente na história |
| Palavras-chave: | Teoria critica da sociedade Educação escolar Alunos adolescentes |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135 |
| Data do documento: | 30-Nov-2003 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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