REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Tese
Título: A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos
Autor(es): Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio
Primeiro Orientador: Sass, Odair
Resumo: O presente estudo investiga como a experiência escolar determina a formação dos alunos adolescentes. Obtendo informações sobre a expressão de alunos do Ensino Médio: a respeito de suas necessidades, aspirações e expectativas, procurou-se compreender os significados da educação escolar para a vida de quem freqüenta a escola. A hipótese desta pesquisa pode ser assim apresentada: a educação oferecida pelas instituições escolares visa, predominantemente, a adaptação do aluno à sociedade, entendida como a sua adequação aos padrões culturais ou às tendências modernizantes da sociedade de base tecnológica ou, ainda, às exigências do mundo do trabalho. A educação escolar está baseada apenas na integração e na adesão dos indivíduos à ordem estabelecida. Em decorrência, a escola constitui mais um obstáculo no caminho dos alunos rumo à autonomia, já que, a formação propriamente dita, é relegada a um segundo plano ou é reduzidamente encarada como a adaptação às necessidades sociais. Pretendeu-se, também, verificar em que medida há uma tensão no interior da escola, ou seja, se a instituição escolar e sociedade limitam as possibilidades dos indivíduos, isto não quer dizer que não aconteçam resistências por parte daqueles que sofrem essas imposições. Noções formuladas por autores que elaboraram a Teoria Crítica da Sociedade, tais como: Paralisia da crítica e ditadura educacional (Marcuse) formação e experiência (Adorno), necessidade e liberdade (Marcuse Horkheimer), orientam a coleta e a analise dos dados, de modo a verificar em que medida a sociedade industrial de base tecnológica e uma suas instituições, a escola, impedem florescimento das possibilidades de superação da ordem estabelecida, quando militam contra a formação de indivíduos autônomos e limitam o campo para a atuação consciente na história
Palavras-chave: Teoria critica da sociedade
Educação escolar
Alunos adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135
Data do documento: 30-Nov-2003
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