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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5969230919823134 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sass, Odair | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9818968963379578 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-05-30T17:53:13Z | - |
| dc.date.available | 2022-05-30T17:53:13Z | - |
| dc.date.issued | 2003-11-30 | - |
| dc.identifier.citation | Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo investiga como a experiência escolar determina a formação dos alunos adolescentes. Obtendo informações sobre a expressão de alunos do Ensino Médio: a respeito de suas necessidades, aspirações e expectativas, procurou-se compreender os significados da educação escolar para a vida de quem freqüenta a escola. A hipótese desta pesquisa pode ser assim apresentada: a educação oferecida pelas instituições escolares visa, predominantemente, a adaptação do aluno à sociedade, entendida como a sua adequação aos padrões culturais ou às tendências modernizantes da sociedade de base tecnológica ou, ainda, às exigências do mundo do trabalho. A educação escolar está baseada apenas na integração e na adesão dos indivíduos à ordem estabelecida. Em decorrência, a escola constitui mais um obstáculo no caminho dos alunos rumo à autonomia, já que, a formação propriamente dita, é relegada a um segundo plano ou é reduzidamente encarada como a adaptação às necessidades sociais. Pretendeu-se, também, verificar em que medida há uma tensão no interior da escola, ou seja, se a instituição escolar e sociedade limitam as possibilidades dos indivíduos, isto não quer dizer que não aconteçam resistências por parte daqueles que sofrem essas imposições. Noções formuladas por autores que elaboraram a Teoria Crítica da Sociedade, tais como: Paralisia da crítica e ditadura educacional (Marcuse) formação e experiência (Adorno), necessidade e liberdade (Marcuse Horkheimer), orientam a coleta e a analise dos dados, de modo a verificar em que medida a sociedade industrial de base tecnológica e uma suas instituições, a escola, impedem florescimento das possibilidades de superação da ordem estabelecida, quando militam contra a formação de indivíduos autônomos e limitam o campo para a atuação consciente na história | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Teoria critica da sociedade | pt_BR |
| dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
| dc.subject | Alunos adolescentes | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Carlos Antonio Giovinazzo.pdf Restricted Access | 7,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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