REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorGiovinazzo Júnior, Carlos Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134pt_BR
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9818968963379578pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:53:13Z-
dc.date.available2022-05-30T17:53:13Z-
dc.date.issued2003-11-30-
dc.identifier.citationGiovinazzo Júnior, Carlos Antonio. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26135-
dc.description.resumoO presente estudo investiga como a experiência escolar determina a formação dos alunos adolescentes. Obtendo informações sobre a expressão de alunos do Ensino Médio: a respeito de suas necessidades, aspirações e expectativas, procurou-se compreender os significados da educação escolar para a vida de quem freqüenta a escola. A hipótese desta pesquisa pode ser assim apresentada: a educação oferecida pelas instituições escolares visa, predominantemente, a adaptação do aluno à sociedade, entendida como a sua adequação aos padrões culturais ou às tendências modernizantes da sociedade de base tecnológica ou, ainda, às exigências do mundo do trabalho. A educação escolar está baseada apenas na integração e na adesão dos indivíduos à ordem estabelecida. Em decorrência, a escola constitui mais um obstáculo no caminho dos alunos rumo à autonomia, já que, a formação propriamente dita, é relegada a um segundo plano ou é reduzidamente encarada como a adaptação às necessidades sociais. Pretendeu-se, também, verificar em que medida há uma tensão no interior da escola, ou seja, se a instituição escolar e sociedade limitam as possibilidades dos indivíduos, isto não quer dizer que não aconteçam resistências por parte daqueles que sofrem essas imposições. Noções formuladas por autores que elaboraram a Teoria Crítica da Sociedade, tais como: Paralisia da crítica e ditadura educacional (Marcuse) formação e experiência (Adorno), necessidade e liberdade (Marcuse Horkheimer), orientam a coleta e a analise dos dados, de modo a verificar em que medida a sociedade industrial de base tecnológica e uma suas instituições, a escola, impedem florescimento das possibilidades de superação da ordem estabelecida, quando militam contra a formação de indivíduos autônomos e limitam o campo para a atuação consciente na históriapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTeoria critica da sociedadept_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectAlunos adolescentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunospt_BR
dc.typeTesept_BR
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