REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25921
Tipo: Dissertação
Título: Inteligência artificial e decisões: percepção dos usuários sobre os sistemas de recomendação
Autor(es): Rocha, Gislene Souza Borges
Primeiro Orientador: Silva, Diogo Cortiz da
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de investigar se os usuários de tecnologia compreendem que os sistemas de recomendação podem influenciar suas decisões. O avanço da ciência e o desenvolvimento da tecnologia modificaram os hábitos da sociedade e revolucionaram a comunicação, as relações, o consumo e a obtenção de informação. Plataformas digitais como Netflix e Youtube, por exemplo, utilizam algoritmos, que coletam os dados dos usuários para recomendarem conteúdos totalmente personalizados. Contudo, ainda que as recomendações tenham o objetivo de auxiliar o usuário a localizar serviços ou produtos que sejam do seu interesse e evitar a sobrecarga do processo de escolha, podem ser consideradas nudges ou “empurrões”. Além disso, mudanças sutis nas informações às quais as pessoas são expostas, podem transformar seus comportamentos e, consequentemente, as escolhas podem se tornar apenas uma série de reações a cutucadas e cutucadas invisíveis. Considerando que os sistemas de recomendação estão presentes em todos os sites, plataformas digitais e aplicativos, o desafio é apresentar às pessoas, de forma transparente e compreensível, a influência destes sistemas nas escolhas realizadas diariamente. Além de elucidar sobre a segurança de dados, privacidade e mediação de informação. Diante do fato de que cada escolha realizada representa a exclusão de tantas outras e de que os sistemas de recomendação estão presentes em todos os sites, plataformas e aplicativos, se torna relevante promover ao usuário a possibilidade de compreender o impacto que as recomendações personalizadas podem causar. Isto, porque o problema não está nas recomendações, mas na ausência de informações claras e compreensíveis destinadas ao usuário
Abstract: This dissertation aims to investigate whether technology users understand that recommender systems can influence their decisions. The advancement of science and the development of technology have changed the habits of society and revolutionized communication, relationships, consumption and obtaining information. Digital platforms like Netflix and Youtube, for example, use algorithms, which collect user data to recommend fully personalized content. However, even if the recommendations are intended to help the user to locate services or products that are of interest to them and to avoid overloading the selection process, they can be considered nudges or “pushes”. Furthermore, subtle changes in the information that people are exposed to can transform their behaviors and, consequently, choices can become just a series of reactions to invisible nudges and nudges. Considering that recommender systems are present on all websites, digital platforms and applications, the challenge is to present people, in a transparent and understandable way, the influence of these systems on the choices made daily. In addition to elucidating data security, privacy and information mediation. Given the fact that each choice made represents the exclusion of so many others and that recommender systems are present on all websites, platforms and applications, it becomes important to promote the user with the possibility of understanding the impact that personalized recommendations can have. This is because the problem is not in the recommendations, but in the absence of clear and understandable information intended for the user
Palavras-chave: Sistemas de recomendação
Tomada de decisão
Plataformas de Streaming
Recommendation systems
Decision making
Streaming platforms
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Rocha, Gislene Souza Borges. Inteligência artificial e decisões: percepção dos usuários sobre os sistemas de recomendação. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25921
Data do documento: 7-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislene Souza Borges Rocha.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.