Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24669
Tipo: | Tese |
Título: | Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of Paulo Freire’s thinking to the teaching of biology |
Autor(es): | Matsuno, Vania Masami |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo buscar possíveis contribuições dos fundamentos freireanos para o ensino de Biologia, de modo a estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura sobre essa temática que direcionou a fundamentação teórica. O referencial teórico teve como principal autor Paulo Freire, complementado com autores que trabalharam com a questão do ensino de Ciências, Ciência-TecnologiaSociedade-Ambiente e alfabetização científica, a saber: Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco e Antonio Fernando Gouvêa da Silva. No plano empírico, com uma aproximação da pesquisa-ação participante, foram colhidos dados em uma escola pública estadual na Zona Leste da cidade de São Paulo, com a intenção de identificar, na teoria e na prática, os princípios freireanos que podem orientar o ensino de Biologia. A produção dos dados utilizou os seguintes procedimentos: observação, entrevista, desenvolvimento de oficinas e análise de documentos. Como principais resultados, encontram-se indicações para um trabalho significativo com alunos, no ensino de Biologia, em uma perspectiva críticotransformadora, a partir de referenciais freireanos e indicações para compor uma proposta de formação de professores |
Abstract: | This research aimed to seek possible contributions from Freire’s framework to the teaching of biology in order to stimulate the development of students’ critical thinking. For this reason, a literature review on this topic was carried out and guided the theoretical foundation. The theoretical framework had Paulo Freire as main author, complemented with authors whose research focuses on teaching Science, ScienceTechnology-Society-Environment and scientific literacy, namely: Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco and Antonio Fernando Gouvêa da Silva. At the empirical level, with an approximation of participatory action research, data were collected at a state public school in the east zone of the city of São Paulo, Brazil, aiming to identify, in theory and in practice, the Freirean principles that can guide the teaching of biology. Data production used the following procedures: observation, interview, development of workshops and document analysis. As main results, there are indications for a significant work with students in the teaching of biology, in a criticaltransforming perspective, from Freire’s references and fundamentals to compose a proposal for teacher education |
Palavras-chave: | Biologia - Estudo e ensino Freire, Paulo [1921-1997] Professores - Formação profissional Biology - Study and teaching Freire, Paulo [1921-1997] Teachers - Occupational training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Matsuno, Vania Masami. Contribuições do pensamento de Paulo Freire para o ensino de biologia. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24669 |
Data do documento: | 1-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vania Masami Matsuno.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.