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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24507| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A expansão evangélica no início do século XXI e seus efeitos na relação dos alunos com os saberes escolares |
| Título(s) alternativo(s): | The evangelical expansion at the beginning of the twenty-first century and its effects on the relationship between religious students and the scholar knowledge |
| Autor(es): | Rainho, Isabel Cristina Gisse |
| Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
| Resumo: | O presente trabalho objetivou, através de uma perspectiva histórica, conhecer melhor o fenômeno da expansão evangélica no Brasil, observada no início do século XXI e as estratégias utilizadas no proselitismo, buscando compreender se a expansão dos segmentos evangélicos produz efeitos na relação dos alunos religiosos com os saberes escolares. As teorias de Fernández Enguita (1989) e de Apple e King (1983) permitiram compreender a educação como campo de disputa, por grupos sociais, em busca de poder. Com a contribuição de Apple (2003), compreendeu-se os interesses dos grupos dominantes envolvidos nessa disputa e o alinhamento entre eles formando uma direita política, com destaque para o grupo dos religiosos evangélicos. Através da análise dos livros e manuais destinados à liderança religiosa, constatou-se a busca de uma transformação cultural pelo segmento evangélico. O levantamento das Igrejas Evangélicas no município de Catanduva – São Paulo, mostrou a consolidação da expansão evangélica também no interior. A observação dos professores da educação básica de escolas públicas, revelou evidências que corroboram a nossa hipótese, de que a cultura religiosa evangélica estaria promovendo conflitos nas relações escolares e a negação do conhecimento escolar e do pensamento crítico. Apple (2002) e Vasconcellos (2009) ampararam a conclusão de que ignorar a existência da cosmovisão religiosa compondo a realidade escolar é não compreender todos os elementos que compõem o currículo, prejudicando a formação dos alunos |
| Abstract: | The evangelical expansion phenomenon in Brazil and its historical perspective is the aim presented in this dissertation, which has its start up at the beginning of the twenty-first century as well as its strategies used in proselytism in trying to understand if the evangelical segments spread produces effects on the relationship between religious students and the knowledge itself. Fernández Enguita (1989) and Apple and King (1983) theories allowed to understand the education as a battle field in which social groups seek for power. According to Apple (2003) and his contribution, the interests of the ruling classes involved at this contest were understood, even as their right political party formation, highlighting the evangelical religious group. Through books and manual intended for religious leadership analysis, it was verified a search for cultural transformation by the gospel segment. The survey of evangelical churches in Catanduva city, São Paulo state, showed the consolidation of such expansion also in the countryside. The observation of public primary education teachers revealed evidences that confirm our hypothesis that the evangelical religious culture would be promoting conflicts in school relations and the denial of the basic knowledge and critical thought. Apple (2002) and Vasconcellos (2009) supported the conclusion that ignoring the existence of the religious worldview which composes a school reality is not realizing all the elements that make up the curriculum, causing harm to the students’ training and preparation for life |
| Palavras-chave: | Educação religiosa Evangélicos - Brasil Convertidos ao judaísmo Religious education Evangelical - Brazil Jewish converts |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Rainho, Isabel Cristina Gisse. A expansão evangélica no início do século XXI e seus efeitos na relação dos alunos com os saberes escolares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24507 |
| Data do documento: | 18-Mai-2021 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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