REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorRainho, Isabel Cristina Gisse-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349007471176491pt_BR
dc.contributor.advisor1Munakata, Kazumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282293059093523pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T18:17:50Z-
dc.date.available2022-02-11T18:17:50Z-
dc.date.issued2021-05-18-
dc.identifier.citationRainho, Isabel Cristina Gisse. A expansão evangélica no início do século XXI e seus efeitos na relação dos alunos com os saberes escolares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24507-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou, através de uma perspectiva histórica, conhecer melhor o fenômeno da expansão evangélica no Brasil, observada no início do século XXI e as estratégias utilizadas no proselitismo, buscando compreender se a expansão dos segmentos evangélicos produz efeitos na relação dos alunos religiosos com os saberes escolares. As teorias de Fernández Enguita (1989) e de Apple e King (1983) permitiram compreender a educação como campo de disputa, por grupos sociais, em busca de poder. Com a contribuição de Apple (2003), compreendeu-se os interesses dos grupos dominantes envolvidos nessa disputa e o alinhamento entre eles formando uma direita política, com destaque para o grupo dos religiosos evangélicos. Através da análise dos livros e manuais destinados à liderança religiosa, constatou-se a busca de uma transformação cultural pelo segmento evangélico. O levantamento das Igrejas Evangélicas no município de Catanduva – São Paulo, mostrou a consolidação da expansão evangélica também no interior. A observação dos professores da educação básica de escolas públicas, revelou evidências que corroboram a nossa hipótese, de que a cultura religiosa evangélica estaria promovendo conflitos nas relações escolares e a negação do conhecimento escolar e do pensamento crítico. Apple (2002) e Vasconcellos (2009) ampararam a conclusão de que ignorar a existência da cosmovisão religiosa compondo a realidade escolar é não compreender todos os elementos que compõem o currículo, prejudicando a formação dos alunospt_BR
dc.description.abstractThe evangelical expansion phenomenon in Brazil and its historical perspective is the aim presented in this dissertation, which has its start up at the beginning of the twenty-first century as well as its strategies used in proselytism in trying to understand if the evangelical segments spread produces effects on the relationship between religious students and the knowledge itself. Fernández Enguita (1989) and Apple and King (1983) theories allowed to understand the education as a battle field in which social groups seek for power. According to Apple (2003) and his contribution, the interests of the ruling classes involved at this contest were understood, even as their right political party formation, highlighting the evangelical religious group. Through books and manual intended for religious leadership analysis, it was verified a search for cultural transformation by the gospel segment. The survey of evangelical churches in Catanduva city, São Paulo state, showed the consolidation of such expansion also in the countryside. The observation of public primary education teachers revealed evidences that confirm our hypothesis that the evangelical religious culture would be promoting conflicts in school relations and the denial of the basic knowledge and critical thought. Apple (2002) and Vasconcellos (2009) supported the conclusion that ignoring the existence of the religious worldview which composes a school reality is not realizing all the elements that make up the curriculum, causing harm to the students’ training and preparation for lifeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação religiosapt_BR
dc.subjectEvangélicos - Brasilpt_BR
dc.subjectConvertidos ao judaísmopt_BR
dc.subjectReligious educationen_US
dc.subjectEvangelical - Brazilen_US
dc.subjectJewish convertsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA expansão evangélica no início do século XXI e seus efeitos na relação dos alunos com os saberes escolarespt_BR
dc.title.alternativeThe evangelical expansion at the beginning of the twenty-first century and its effects on the relationship between religious students and the scholar knowledgeen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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